EsportesFutebol

Seleção brasileira encerra uma das piores Eliminatórias da história

Seleção brasileira encerra uma das piores Eliminatórias da história | Rafael Ribeiro/CBF

A seleção brasileira encerrou a pior campanha de sua história nas Eliminatórias da Copa do Mundo. Com uma série de trocas de técnicos e muitas dúvidas, o Brasil terminou em quinto lugar, somando 28 pontos e aproveitamento de apenas 51%. Os números são bem inferiores aos das campanhas de 2018 e 2022, sob o comando de Tite.

Apesar do desempenho ruim, a seleção será cabeça de chave na Copa do Mundo de 2026, por estar entre as nove melhores equipes no ranking da Fifa. Além do Brasil, a lista inclui Argentina, Espanha, França, Inglaterra, Portugal, Holanda, Bélgica e Alemanha. Vale destacar que as Eliminatórias europeias ainda estão em andamento.

Desde 1996, quando o formato atual das Eliminatórias passou a vigorar — com dez seleções enfrentando-se em turno e returno — o Brasil nunca havia feito menos de 30 pontos. O recorde anterior de pior desempenho foi em 2002, quando terminou em terceiro lugar com 30 pontos e aproveitamento de 55,6% (9 vitórias, 3 empates e 6 derrotas).

No formato antigo, a quinta posição obrigaria o Brasil a disputar a repescagem. Hoje, seis seleções se classificam diretamente, enquanto a sétima colocada vai para a repescagem. Como sinal de esperança, o último título mundial aconteceu justamente após uma campanha conturbada nas Eliminatórias de 2002.

+ MAIS NOTÍCIAS DE ESPORTES? CLIQUE AQUI

Você também pode gostar!

Comments are closed.

Mais emEsportes