Segurança Presente ofereceu serviços de regularização de documentos, bem como o de acolhimento| Divulgação.
A Operação Segurança Presente Niterói (OSN) segue cumprindo um papel que está se tornando cada vez mais fundamental na cidade. E uma das principais queixas da sociedade está relacionada às pessoas em situação de rua associada ao aumento da insegurança das pessoas e de incidências de furtos. Tais questões, inclusive, foram abordadas na posse da nova diretoria do Conselho Comunitário de Segurança Pública, na semana passada, durante a cerimônia que teve participação do Major Clímaco, comandante da OSN.

Segurança Presente realiza ação socioassistencial na Praça da República, no Centro de Niterói | Divulgação.
Considerando este cenário, nesta segunda-feira (18), agentes do Segurança Presente participaram de ação em que realizaram atendimento socioassistencial às pessoas em situação de vulnerabilidade. Todo procedimento de abordagem de aproximação e escuta qualificada teve a participação de assistente social.
Um dos objetivos da ação se trata, sobretudo, do levantamento das demandas da população em situação de rua. Inclusive, houve a oferta de acolhimento e encaminhamento para emissão de 2ª via de documentos. A equipe atuou na Avenida Amaral Peixoto, especialmente na Praça da República, em frente a Câmara Municipal.

Abordagem na Av. Amaral Peixoto, no Centro de Niterói | Divulgação.
Os números iniciais do procedimento são exitosos, considerando que, na Praça da República, a equipe teve sucesso em seu objetivo. Neste local, as pessoas em situação de vulnerabilidade aceitaram as propostas de encaminhamentos. Quatro delas para a Fundação Leão XIII, enquanto 3 para o Detran-RJ. Todavia, houve, ainda, o início do processo para retornar à terra natal de um assistido, que pediu ajuda para voltar para o Ceará.