A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Cultura, inaugurou nesta quinta-feira (19) o novo polo do Programa Maricá das Artes, que agora atenderá também na Rua Adelaide Bezerra, 353, no Centro.
No evento, ocorreu um Sarau Literário com o professor e poeta João do Corujão e convidados, além de doação de livros. Também houve a apresentação da oficineira Lili Dias com o primeiro aluno de contação de Histórias do Maricá das Artes, Pedro Hugo, e uma exposição. Um show da Banda Cult com a participação do cantor Gabriel Kirton foi uma das atrações.
O secretário de Cultura, Leandro Dasilva, ressaltou a importância de ampliar os cursos do Maricá das Artes para outros lugares, além da sede em Itaipuaçu. Ele afirmou que é uma alegria inaugurar mais um espaço cultural no município.
“Leia mais notícias sobre Maricá aqui”
O novo polo oferecerá diversas oficinas, como contação e produção de histórias, dança urbana, de salão e forró, artes plásticas e grafite, teoria musical online, pintura digital, instrumentos musicais (trompete, clarineta, ukulele, violão, percussão, flauta), canto coral, fotografia e elaboração de projetos. As atividades ocorrerão tanto pela manhã quanto à tarde.
Pedro Hugo, o primeiro aluno do Maricá das Artes, de apenas 10 anos, destacou que o local é um espaço familiar que oferece ensino e cultura ao mesmo tempo. Ele comentou que aprendeu a amar sua cor, seu cabelo, a arte e as pessoas, além de descobrir que pode fazer tudo o que quiser.
A mostra no novo espaço conta com esculturas e pinturas de artistas reconhecidos internacionalmente. A curadoria é de Yosséph Carvalho e abraça os artistas da cidade. Também está disponível uma exposição de fotografias dos profissionais Gustavo Stephan e João Vitor Costa, que celebra a jornada do programa em Maricá e sua capacidade de transformar vidas através da arte.
“Leia mais notícias sobre Maricá aqui”
Mônica Bastos, gerente geral do Maricá das Artes, expressou sua satisfação em abrir mais um espaço para oferecer cultura e conhecimento à sociedade. Ela ressaltou que a cultura é viva, dançante, transformadora e motivadora. A inclusão, a diversidade e os conhecimentos são mostrados de maneira igualitária para a população de Maricá.
Para se inscrever no novo polo, os interessados devem comparecer ao local a partir do dia 19, das 9h às 17h, portando carteira de identidade ou de estudante, CPF, comprovante de residência e, caso sejam menores de idade, devem estar acompanhados dos pais ou responsável.
O Projeto Maricá das Artes, criado em 2009, oferece oficinas gratuitas de teatro, música, dança, fotografia, literatura, audiovisual e produção cultural. As aulas são ministradas por professores experientes tanto online quanto presencialmente.