Rio de Janeiro - Capital

Secretaria da Juventude lança parceria para ajudar jovens a conquistar diploma do Ensino Médio

Nesta quinta-feira (15/6), a Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio) lança o programa Chegou a Minha Vez, em parceria com o Descomplica, instituição de ensino reconhecida nacionalmente por desenvolver e ministrar cursos preparatórios. A iniciativa oferece acesso gratuito a uma plataforma online para realizar a prova do Encceja a 20 mil cariocas já inscritos. O objetivo é oferecer uma oportunidade para jovens e adultos que não concluíram o ensino médio de obterem sua certificação.

Essa união não apresenta custos para o município e busca combater uma das grandes dificuldades da educação brasileira: o abandono dos estudos. Quase 70 milhões de brasileiros acima de 25 anos não concluíram o Ensino Básico – Fundamental e Médio – e a cada ano 500 mil jovens se juntam a essa conta. Com o Chegou a Minha Vez, a proposta é oferecer aos alunos uma jornada de desenvolvimento educacional com foco na empregabilidade e preparação para a prova Encceja 2023.

Os estudantes terão acesso a uma plataforma digital do Descomplica com aulas ao vivo e gravadas, exercícios e simulados, até duas redações por mês não cumulativas, além de materiais para todas as disciplinas listadas no edital da prova do Encceja. Os alunos poderão realizar aulas complementares online e baixar os conteúdos para assistir offline posteriormente.

O programa tem como foco prioritário jovens com renda mensal inferior a R$ 1,5 mil, pretos, pardos e em comunidades nativas brasileiras, mulheres que precisaram abandonar os estudos a partir da maternidade e jovens em vulnerabilidade. O Mapa do Ensino Superior de 2019 apontou que o grau de instrução influencia na renda média salarial, mostrando que um jovem com Ensino Médio completo recebe até 13% a mais do que outro que terminou apenas o Fundamental. Além disso, em 2022, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) revelou que 77,52% das vagas abertas exigiam que o candidato tivesse concluído o Ensino Básico ou a graduação.

Esta parceria é importante para atacar um problema social grave, segundo o secretário de Juventude do Rio, Salvino Oliveira. A inscrição para participar do programa encerrou no início de junho e para se candidatar foi necessário ter 18 anos, não ter concluído o Ensino Fundamental ou Médio e saber ler e escrever.

 

CURTA E SIGA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK CLICANDO AQUI
CURTA E SIGA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM CLICANDO AQUI

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *