AmbienteBrasil

Seca no AM leva Rio Negro ao menor nível da história

Seca no AM leva Rio Negro ao menor nível da história

Foto: Michael Dantas – AFP

O Rio Negro atingiu sua menor marca já registrada nesta segunda-feira (16), marcando apenas 13,59 metros, após 121 anos de medição pelo porto de Manaus.

De acordo com a Gerência de Encaminhamento e Acompanhamento da Prefeitura de Manaus, responsável pelo monitoramento da vazante dos rios Negro e Amazonas, espera-se que o volume dos rios continue diminuindo até o final deste mês.

A seca já afeta 63 comunidades rurais ribeirinhas de Manaus. No final de setembro, a Prefeitura decretou situação de emergência devido à escassez do Rio Negro.

“Leia mais notícias sobre Brasil aqui”

As escolas das regiões ribeirinhas encerraram o ano letivo mais cedo, pois professores e alunos enfrentam dificuldades para chegar às unidades escolares.

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa), além da influência do fenômeno El Niño, que aquece as águas superficiais do oceano na região do Pacífico Equatorial, o aquecimento do Atlântico Tropical Norte, logo acima da linha do Equador, também inibe a formação de nuvens, resultando em menos chuvas na Amazônia.

 

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Ambiente