Os laboratórios municipais João Vizella, localizado no Barreto, e Miguelote Viana, no Vital Brazil, estão enfrentando problemas na realização de exames há mais de um mês. Além disso, a plataforma Resnit, que permite o acesso a exames, procedimentos e atendimentos especializados, ficou fora do ar na última semana. A informação foi divulgada em O GLOBO.
Ainda de acordo com O GLOBO, Profissionais da saúde afirmam que o sistema ficou inoperante durante uma semana. Contudo, a prefeitura alega que o problema durou apenas 24 horas.
Segundo funcionários da rede ambulatorial, há falta de 11 exames no João Vizella e 22 no Miguelote Viana.
A Associação dos Servidores da Saúde de Niterói, informada sobre a suspensão do Resnit devido à falta de pagamento, classificou a situação como “inadmissível”.
A Secretaria municipal de Saúde emitiu uma nota afirmando que o Resnit funciona normalmente, e que o sistema esteve fora do ar por 24 horas, devido a questões técnicas. No entanto, profissionais de algumas unidades de saúde afirmam que o problema persiste.
Em relação aos exames laboratoriais, a secretaria informou que a previsão de regularização é para o final deste mês. Por fim, afirmou que os processos de aquisição estão em fase de finalização e entrega.
Nesse ínterim, a Saúde básica de Niterói segue sem exames laboratoriais.