Leste FluminenseSaquarema

Saquarema traça transição econômica sustentável até 2030

Olhando para o futuro, e com foco nos “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), está sendo lançado o “Programa Saquarema 2030”, pela prefeitura do município. Envolvendo todos os setores da gestão municipal, o programa assume o compromisso para investir os valores dos royalties do petróleo de forma uniforme e correta, buscando, ainda, viabilizar a transição econômica sustentável da cidade até o final desta década.

Segundo a prefeitura, de forma integrada, há um compromisso com uma visão de futuro para Saquarema, em que os investimentos em planejamento, infraestrutura e assistência somam forças para tornar a cidade um território qualificado para o desenvolvimento de projetos e negócios que garantam a independência financeira dos royalties com foco na qualidade de vida e bem-estar da população local.

Ainda de acordo com a prefeitura,  como estratégia de gestão, o “Saquarema 2030”  vai atuar como uma interface de alinhamento entre os projetos de todas as secretarias municipais. Isso para gerar sinergia entre as áreas e prioridades, e como um espaço de qualificação da escuta das demandas e expectativas da população com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de políticas públicas de qualidade, desenhadas a partir dos cidadãos de Saquarema.

O Saquarema 2030 se divide em 5 eixos de atuação estipulados pela ONU, conhecidos popularmente como 5Ps: Pessoas, Prosperidade, Paz, Parcerias, Planeta. Segundo a prefeitura, isso se dá para garantir o alinhamento dos projetos em torno de objetivos concretos e alcançáveis,

Confira, abaixo, cada um desses itens:

Eixo 1: Pessoas – Objetivo: Incluir social e produtivamente todos os cidadãos de Saquarema;

Eixo 2: Prosperidade – Objetivo: Investir no ambiente de negócios de Saquarema qualificando a cadeia produtiva sustentável local;

Eixo 3: Paz – Objetivo: Fortalecer as instituições e os serviços públicos, promovendo um ambiente de paz institucional e segurança jurídica;

Eixo 4: Parcerias – Objetivo: Consolidar parcerias entre municípios, regiões, com o estado e com setor privado, para a otimização e viabilização de projetos locais;

Eixo 5: Planeta – Objetivo: Valorizar o meio ambiente e promover a integração da  natureza com o desenvolvimento da economia do mar.

“A partir do estudo de diversos casos de municípios que receberam royalties e não conseguiram garantir a sustentabilidade e independência dos recursos para manter a qualidade de vida da população local, desenhamos o Saquarema 2030 como uma estratégia de uso responsável e comprometido com a independência econômica dos recursos recebidos. Estamos marcando o posicionamento de Saquarema a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e inserindo a cidade junto às demais esferas de governança pública, do setor privado, da academia e da sociedade civil como um todo”, afirmou a Prefeita Manoela Peres.

A prefeitura esclarece, ainda, que “o Saquarema 2030 é uma atualização do projeto Cidade Modelo, apresentado para a população em 2021. O Saquarema 2030 reflete o alinhamento da estratégia de gestão da cidade com o movimento internacional de alcance da Agenda 2030 da ONU a partir do compromisso da Prefeitura de alcançar o desenvolvimento sustentável de Saquarema a partir do uso responsável e estratégico dos royalties. O programa Saquarema 2030 é um desdobramento do PPA (Plano Plurianual) 2022-2025, que foi elaborado em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU”.

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *