Em meio à pandemia do coronavírus, a cidade de São Gonçalo segue firme na fase verde do COVIDímetro, indicando que a doença está controlada e dentro da normalidade. Os índices da avaliação da semana 22 de 2023, referente ao período entre 28 de maio e 3 de junho, apontam um desempenho impressionante do município, sem nenhuma pontuação nos indicadores que medem a contaminação pelo vírus.
Conforme a semana epidemiológica 22/2023, foram observados 0% de ocupação de leitos de UTI adulto (0 ponto), 0% de ocupação de leitos de enfermaria (0 ponto), uma variação de óbitos pelo coronavírus de 0 (0 ponto) e uma variação de pacientes internados de 0 (0 ponto). A única pontuação registrada foi de 4 pontos para a porcentagem de casos notificados da COVID-19.
A definição da fase de risco do município é estabelecida pela análise de cinco indicadores: capacidade de leitos de UTI, capacidade de leitos de enfermaria, variação de óbitos por COVID-19, variação de novos casos e variação de pacientes internados. A partir dos números levantados pelo sistema municipal de saúde, o município acumula pontos e, com o total, é inserido em uma das seis fases de avaliação da contaminação.
No caso de São Gonçalo, a cidade está na fase verde, que indica que a situação está controlada com zero a quatro pontos. O trabalho conjunto das autoridades sanitárias e da população tem proporcionado à cidade um controle admirável da pandemia.
A Secretaria Municipal de Saúde recomenda que a população gonçalense continue adotando hábitos de higiene como a lavagem das mãos e a utilização do álcool em gel, além de manter o esquema vacinal em dia. Lembramos que toda a população com mais de seis meses de idade pode ser vacinada contra o coronavírus.
Em tempos de incertezas e apreensão, é reconfortante ver que São Gonçalo tem mantido o seu compromisso com a população, utilizando o conhecimento técnico e a dedicação dos profissionais de saúde para garantir a segurança da comunidade.