A Avenida Presidente Kennedy, no Centro de São Gonçalo, se tornou palco de uma operação de educação no trânsito realizada pela Secretaria Municipal de Transportes (Semtran), na manhã desta quarta-feira (6).
A ação ocorreu com o apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar, e teve como objetivo alertar os motoristas sobre a importância de cumprir as leis de trânsito e respeitar a sinalização.
Conscientização
Durante a operação, os agentes da Semtran abordaram motoristas e entregaram material informativo. Em seu teor, as principais infrações cometidas pelos condutores em perímetro urbano. Por exemplo, a falta do uso do cinto de segurança, estacionar na faixa de pedestres, transitar em faixa seletiva, estacionamento em local proibido, dirigir falando ao celular, avançar sinal vermelho, entre outras irregularidades que são consideradas infrações graves e gravíssimas.
O secretário de Transportes de São Gonçalo, Fábio Lemos, falou sobre o objetivo da ação. Ele espera sensibilizar os condutores sobre a importância de cumprir as regras de trânsito.
“Nosso trabalho de conscientização é realizado de forma contínua, sempre com objetivo de sensibilizar os condutores que trafegam pela cidade sobre a importância de cumprir as leis de trânsito e o respeito à sinalização, resultando em um trânsito seguro para condutores e pedestres da nossa cidade”, disse o secretário de Transportes Fábio Lemos.
Segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), São Gonçalo registrou 379 acidentes de trânsito com vítimas fatais em 2022. Isso representa um aumento de 20% em relação ao ano anterior.
Em contrapartida, a Semtran realiza ações de conscientização no trânsito de forma rotineira, em diferentes pontos do município.
No mês de setembro, a secretaria realizará novas ações de conscientização. O foco está na Semana Nacional de Trânsito, entre os dias 18 e 25 de setembro.
Assim sendo, para incluir a população nesta importante causa, a Semtran também realiza campanhas educativas nas escolas e em outros espaços públicos.
Por fim, a secretaria espera que as ações de conscientização contribuam para reduzir os índices de acidentes e mortes no trânsito de São Gonçalo.