São Gonçalo

São Gonçalo: fórum debate políticas públicas para idosa

Nesta segunda-feira (12), a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de São Gonçalo promoveu o “1º Fórum Municipal em Alusão ao Junho Violeta”, com o objetivo de discutir políticas públicas efetivas destinadas à população idosa. O evento ocorreu no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas da cidade e contou com a presença de autoridades, como o vice-prefeito Sérgio Gevú, o subsecretário de Proteção Social Especial Jair Mello e o vereador Pablo da Água, autor do Projeto Lei Municipal nº 2825/2021.

Durante o encontro, foram apresentados os equipamentos municipais que prestam auxílio à população idosa, como o Centro de Referência Especializada da Pessoa Idosa de São Gonçalo. Este local, localizado no bairro Jardim Catarina, oferece diversas atividades como aulas de alfabetização e oficinas que estimulam a mente e o corpo, tendo atualmente mais de 600 pessoas por mês como atendidas.

São Gonçalo: fórum debate políticas públicas para idosa

Foto/ Julio Diniz

Outro ponto de destaque foi a importância do Estatuto da Pessoa Idosa, que assegura direitos às pessoas com 60 anos ou mais. Para discutir melhor os temas, palestraram no evento Cinthia Weber, coordenadora do Centro de Referência Especializada da Pessoa Idosa de São Gonçalo e presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CONDEPISG); Katiene Miranda Inacio Piaz, coordenadora do Conselho do Idoso da Superintendência da Pessoa Idosa da Secretaria de Estado Intergeracional de Juventude e Envelhecimento Saudável; Ana Cristina da Silva, subsecretária de Políticas Públicas para as Mulheres de São Gonçalo; Maria Cláudia, superintendente da Vigilância Sanitária de São Gonçalo; e Silviane de Carvalho, coordenadora da Alta Complexidade.

O ponto alto do evento foi a homenagem a Dona Irene Ramos Pereira, gonçalense com 104 anos, que recebeu reconhecimento pela sua determinação, coragem e vontade de viver. “Dona Irene é um exemplo para todos nós, pois ainda dança e expressa seu amor pela vida, mesmo nesta idade”, destacou o subsecretário Jair Mello. O fórum foi uma vitória para o debate de pautas relevantes para a população idosa e para a conscientização da prevenção e combate à violência contra essa parcela da sociedade.

 

CURTA E SIGA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK CLICANDO AQUI
CURTA E SIGA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM CLICANDO AQUI

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *