A Campanha Novembro Azul, focada na conscientização sobre o câncer de próstata, será promovida em todas as unidades de saúde de São Gonçalo ao longo de novembro. A ação é liderada pelo Programa Integral da Saúde do Homem, da Secretaria de Saúde e Defesa Civil do município, com o objetivo de sensibilizar a população masculina para o diagnóstico precoce da doença.
+ LEIA TAMBÉM: ►Sambadilá retorna a Niterói com Marizelia em novembro
A abertura oficial da campanha ocorrerá no dia 1º de novembro, na sede da Secretaria de Saúde. Durante o mês, serão realizadas palestras, rodas de conversa e orientações sobre a importância do autocuidado e da percepção de sinais no corpo. As atividades serão conduzidas por especialistas e urologistas nas unidades municipais.
O câncer de próstata, muitas vezes assintomático, requer atenção redobrada, especialmente para homens com 45 anos ou mais que tenham fatores de risco, como histórico familiar da doença, obesidade ou sejam negros. A recomendação é que, a partir dos 50 anos, mesmo sem fatores de risco, todos os homens realizem exames anuais.
+ MAIS NOTÍCIAS DE SÃO GONÇALO? CLIQUE AQUI
Entre os principais exames está o PSA (Prostate-Specific Antigens), que pode indicar alterações na próstata. Em São Gonçalo, qualquer médico da rede pública pode solicitar o PSA, e o exame pode ser realizado em unidades que ofereçam serviços laboratoriais.
A secretária de Saúde, Bianca Serour, destacou que a campanha não se limita ao câncer de próstata.
“Muitos homens ainda evitam procurar médicos e cuidar da saúde de forma preventiva. Por isso, além de focarmos no câncer, também trabalharemos na prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes e outras condições comuns”, explicou a gestora.