A Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) informou, no início da noite desta sexta-feira (1º), a retomada do funcionamento da Estação de Tratamento de Água Imunana Laranjal. Ao longo do dia, uma falha na entrada de energia da unidade, impediu a retomada do abastecimento de água das cidades do Leste Fluminense após a conclusão da manutenção preventiva anual, iniciada no dia anterior.
A retomada da produção de água em Imunana-Laranjal ocorreu às 17h12 desta sexta-feira (1/11). Conforme informações da Cedae, às 12h45 o sistema voltou a operar. Entretanto, houve necessidade de nova interrupção, às 13h30, para ajustes em uma das novas válvulas instaladas durante a manutenção.
Agora, espera-se que o sistema volte a operar com 100% da sua capacidade até as 21h. Porém, cabe agora às concessionárias a retomada do fornecimento.
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“O prazo para normalização total do abastecimento nas regiões atendidas pelo sistema deverá ser informado pelas concessionárias Águas do Rio e Águas de Niterói, de acordo com as respectivas áreas de atuação”, disse a Cedae.
Milhões de pessoas com calor e sem água
O sistema responde pelo fornecimento de água para dois milhões de pessoas que residem no Leste Fluminense, por meio de duas concessionárias. Enquanto a Águas de Niterói atende apenas a ex-capital fluminense, a Águas do Rio abastece São Gonçalo, Itaboraí e parte de Maricá (distritos de Inoã e Itaipuaçu). De igual forma, a Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro, também é abastecida pela Águas do Rio.
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Para muitas pessoas, o dia foi de apreensão e expectativa. Em momento algum, houve informação acerca de prazo para conclusão do serviço.
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Num gesto de total desrespeito à população que passou pelos transtornos, a Cedae chegou a comemorar que terminou a manutenção 3 horas antes do prazo previsto. Principalmente, porque a nota inicialmente distribuída à imprensa dava a entender que a concessionária de energia Enel, reconhecida pela população por sua habitual ineficiência, teria culpa pela demora na conclusão dos reparos.
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Porém, em resposta a questionamentos do Folha do Leste, a Enel Distribuição Rio informou que houve um problema técnico interno da ETA de Imunana-Laranjal, da Cedae. Em contrapartida a isso, houve a necessidade, como medida de segurança, de interrupção do fornecimento de energia da unidade.
“A distribuidora reitera que o fornecimento de energia nos bairros do entorno não foi afetado. Técnicos da Enel Rio irão restabelecer e energia no local assim que a situação for normalizada pelos funcionários da Cedae.
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A princípio, considerando que o problema de rede elétrica ocorreu na área interna da estação de água, ao menos dessa não pesa nenhuma culpa sobre a Enel.
Águas de Niterói
A concessionária Águas de Niterói informou que distribuição de água na cidade de Niterói acontecerá gradativamente, com normalização no prazo de até 72 horas.
“Em casos de dúvidas, os clientes podem entrar em contato por um dos canais de atendimento da concessionária: WhatsApp 21 97211-8064, site www.aguasdeniteroi.com.br, aplicativo Cliente Águas ou 0800 723 1222”.
Águas do Rio
Ao longo do dia, a concessionária Águas do Rio priorizou o uso de caminhões-pipa para abastecer unidades de saúde, creches e escolas. A empresa orienta os seus clientes a utilizarem a água de cisternas e caixas d’água somente para as atividades essenciais, adiando tarefas que demandem alto consumo.
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A Águas do Rio esclarece, ainda, que aguarda a retomada integral (100%) da operação do Sistema Imunana-Laranjal. Somente assim dará início ao processo de normalização da distribuição de água. A empresa afirma que ocorre o serviço retorna de forma gradativa, no prazo de 72 horas. Entretanto, pode levar mais tempo em áreas mais elevadas, pontas das redes de distribuição e nos locais onde forem detectadas ocorrências, como vazamentos.
“A empresa segue à disposição por meio do 0800 195 0 195, disponível para ligações gratuitas e mensagens via WhatsApp”, informam.
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