O número de mortes pelas inundações no Rio Grande do Sul subiu para 154 nesta sexta-feira (17). A Defesa Civil também informou que o número de feridos permanece em 806, enquanto o de desaparecidos caiu para 98.
+ LEIA TAMBÉM: ►Mega-Sena acumula e prêmio salta para R$ 30 milhões
Mais de 540 mil pessoas estão desalojadas e mais de 78 mil estão em abrigos públicos. As vítimas precisam de itens como colchões, cobertores, roupas de cama e banho. Ao todo, 461 cidades foram afetadas e mais de 2,2 milhões de pessoas sofrem com as inundações.
“Esses números podem mudar ainda substancialmente nos próximos dias, à medida que as equipes de resgate acessarem as localidades e identifiquem outras vítimas”, disse o governador Eduardo Leite (PSDB).
Mais de 82 mil vítimas das enchentes já foram resgatadas e mais de 12 mil animais foram salvos. A operação de resgate conta com mais de 27,6 mil pessoas, 4 mil viaturas, 21 aeronaves e 289 embarcações.
+ MAIS NOTÍCIAS DO BRASIL? CLIQUE AQUI
Mais de 230 mil clientes estão sem energia elétrica no estado. A Rio Grande Energia (RGE) contabiliza 119 mil clientes sem luz, enquanto a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) Equatorial informa que mais de 114,8 mil clientes estão sem energia em sua área de atuação.
Mais de 117,5 mil pessoas estão sem água no estado. Assim, a Corsan, companhia de saneamento básico do RS, informa que há dezenas de municípios sem serviços de telefonia e internet das companhias Tim, Vivo e Claro.
+ LEIA TAMBÉM: ►RS: Correios suspendem recebimento de roupas doadas
As fortes chuvas também causaram danos na infraestrutura viária do estado. Assim, pelo menos 88 trechos de rodovias estão bloqueados, sendo 50 com bloqueios totais e parciais.
Dessa forma, mais de 270 mil estudantes foram impactados pelas cheias em escolas da Rede Estadual de ensino, com as aulas suspensas.