O nível do lago Guaíba, em Porto Alegre, finalmente deu um sinal de esperança nesta quarta-feira (22). Pela primeira vez desde o dia 3 de maio, a cota do lago baixou para menos de 4 metros, alcançando 3,93 metros às 5h da manhã.
+ LEIA TAMBÉM: ►RS: Número de desaparecidos nas chuvas cai para 82
Apesar da queda, o Guaíba ainda se encontra acima do patamar de inundação, que é de 3 metros. A última vez que o lago esteve abaixo dessa marca foi no dia 2 de maio, às 23h15, com 3,69 metros, segundo dados da Rede Hidrometeorológica Nacional da Agência Nacional de Águas (ANA).
O nível máximo do Guaíba neste período de chuvas foi registrado no dia 5 de maio, com 5,35 metros. Essa marca histórica afetou diversos bairros da capital gaúcha, causando transtornos no comércio, nas moradias e na indústria, além de ter contribuído para o número de mortos no estado, que já ultrapassa 160.
+ MAIS NOTÍCIAS DO BRASIL? CLIQUE AQUI
A expectativa para esta quarta-feira é que o nível do lago continue baixando, podendo chegar a 3,70 metros no final do dia. No entanto, a previsão de temporais para sexta-feira (24), com chuva generalizada em todo o Rio Grande do Sul, pode fazer com que o Guaíba suba novamente.
A Defesa Civil do Estado alerta para o risco de alagamentos em áreas ribeirinhas e próximas a locais com histórico de inundações. Os rios Jacuí, Sinos e Gravataí ainda apresentam níveis elevados, principalmente na região da costa doce e nas margens da Laguna dos Patos.