O candidato a prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, juntamente de sua vice, Isabel Swan, participou de um evento com diversos representantes do setor de entretenimento, artes e cultura da cidade na noite de terça-feira (03.09). O encontro aconteceu no Restaurante Jambeiro, em São Domingos. Na ocasião, Rodrigo recebeu apoios importantes para sua campanha.
O evento foi prestigiado por nomes da vanguarda da cena cultural de Niterói, bem como daqueles que fazem parte da nova geração. Lá estiveram os músicos Silvério Pontes, Marcos Sabino e Paulinho da Guitarra; os pintores José Bonifácio e Luiz Carlos de Carvalho; o poeta e ativista João do Corujão; Eduardo Roesller – o Dudu do Papel Crepom e Rodrigo Pires (do Com Rua). Também compareceram vários outros artistas, pintores e poetas niteroienses.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
Durante o evento, a classe artística sugeriu novas propostas para o setor, como a criação de espaços para ensaios de teatro e dança e a modernização de projetos já existentes. Em contrapartida, Rodrigo se mostrou receptivo às ideias e reafirmou seu compromisso com o fortalecimento da cultura na cidade.
A gente precisa ter um calendário o ano todo para movimentar o setor. E nós vamos ter muitas atrações nacionais e internacionais na nova arena que será feita na Concha Acústica. Além disso, quero inaugurar o centro cultural da Zona Norte e apoiar a cultura das comunidades. Também não abro mão de buscar a municipalização do Palácio do Ingá, retomar o projeto Niterói Livros e modernizar o Niterói Discos”, comentou Rodrigo.
Legado
Rodrigo Neves destacou a importância da cultura para a cidade. Durante o encontro, ele citou diversas políticas públicas implementadas na cidade por governos progressistas. Principalmente, ressaltando o legado dos ex-prefeitos Jorge Roberto Silveira e João Sampaio. Sobretudo, pelas obras de construção do Museu de Arte Contemporânea (MAC), e a restauração de ícones como o Teatro Municipal e o Solar do Jambeiro.
“A cultura tem a ver com a memória, o resgate de nossa história, mas ela também tem a ver com o desenvolvimento econômico e o lazer. Como dizia o ex-governador Leonel Brizola, não haverá emancipação e desenvolvimento sem educação e cultura. E é esse o caminho que Niterói acreditou, apostou e investiu”, disse Rodrigo Neves.
Ele ainda mencionou que governos progressistas possibilitaram a cidade avançar na Cultura nos últimos anos. Sobretudo, por meio de iniciativas como a criação da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. De igual forma, a estruturação do Museu Janete Costa de Arte Popular e a reabertura do Teatro Popular.
Ações como o resgate da Companhia de Ballet tal qual a construção da Sala Nelson Pereira dos Santos e a abertura o Reserva Cultural também foram lembradas pelo candidato. Por fim, ele ainda citou a criação do Programa Arte na Rua, a ampliação do programa Aprendiz Musical, a restauração da Ilha da Boa Viagem e da Casa Norival de Freitas, entre outros equipamentos culturais.
Apoios
O evento também contou com a participação de Alexandre Santini, presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa. Ele elogiou as gestões anteriores de Rodrigo Neves, assim como o atual governo de Axel Grael na prefeitura. Segundo Santini, Niterói se tornou uma referência cultural no Brasil e no mundo, graças aos avanços na área de gestão cultural.
“Eu viajo e dou aulas de gestão em vários países. O que eu posso atestar é que, graças ao que foi desenvolvido aqui, Niterói é hoje uma referência cultural para o Brasil e o mundo”, declarou Alexandre Santini.
A radialista niteroiense Mônika Venerabile, cuja carreira teve início na Fluminense FM, a “Maldita”, declarou apoio a Neves.
“Niterói terá cada vez mais apoio a Cultura e eu quero Rodrigo Neves de volta”, declarou.
O o ator e diretor teatral Fábio Fortes destacou a atuação de Rodrigo Neves na pandemia.
“Além de se preocupar com a saúde da população, não deixou os artistas e os demais trabalhadores sem emprego”, disse.
+ MAIS NOTÍCIAS DO LESTE FLUMINENSE? CLIQUE AQUI