Em um evento que lotou o centro de convenções ExpoMag na Cidade Nova, no Rio de Janeiro, o deputado estadual Rodrigo Bacellar, presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, oficializou sua filiação ao União Brasil nesta quinta-feira (14). Bacellar, que já estava atuando na coordenação política da legenda para as eleições municipais desse ano, assume a presidência estadual do partido.
A cerimônia reuniu políticos de diversos partidos e correntes ideológicas do Rio de Janeiro e do país, consolidando a força política de Bacellar e o potencial do União Brasil nas eleições de 2024.
A grandeza do ato de filiação de Bacellar dimensionou a força política que o atual presidente da Alerj vem exercendo no estado do Rio. E deixou claro o que a sua atual posição representa no cenário político fluminense. Tal situação facilmente se explica, sobretudo pelo contexto de persistente polarização política no Brasil entre forças de direita e esquerda. Desse modo, os municípios do Rio de Janeiro não são exceção à essa realidade.
Logo, o União Brasil se trata da legenda capaz de causar algum desequilíbrio eleitoral nas disputas municipais envolvendo partidos de direita e esquerda. Por conta disso, quase todos os postulantes nas eleições desse ano, tentam buscar o apoio da sigla. De antemão, Bacellar anunciou que lançará 47 candidatos à prefeito, e 23 a vice-prefeito.
Presenças ilustres
A cúpula do União Brasil prestigiou a chegada oficial de Bacellar à sigla. Notadamente, o presidente nacional eleito do União Brasil Antônio Rueda, e o secretário-geral, ACM Neto. Além deles, o líder do partido na Câmara dos Deputados, Elmar Nascimento (BA); e o líder no Senado, Efraim Filho (PB).
Os governadores do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), e de Goiás, Ronaldo Caiado (União) também marcaram presença na chegada oficial de Bacellar ao União Brasil.
De Niterói, estiveram presentes o pré-candidato à prefeitura, Rodrigo Neves (PDT), bem como o deputado estadual Vitor Junior, seu correligionário. De igual forma, o vice-prefeito Paulo Bagueira, do União Brasil, pois a sigla apoiará a campanha do grupo político nas eleições de 2024. Contudo, os vereadores Milton Cal e Emanuel Rocha, que migraram para a legenda, não puderam comparecer. Estavam na votação na nova lei urbanística de Niterói, realizada ontem, na Câmara Municipal.
Por fim, outras presenças não menos importantes, a do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), e de seu possíveis adversários nas urnas: o líder do PP na Câmara Dr. Luizinho, e Alexandre Ramagem (PL). Igualmente, os deputados federais Pedro Paulo (PSD), Marcelo Queiroz (PP) e Otoni de Paula (MDB) e Max Lemos (PDT), o senador Romário (PL). Além deles, prefeitos, deputados estaduais e vereadores de diversos municípios fluminenses.