“Precisamos das pessoas, dos projetos e dos recursos certos para alavancarmos a ação climática. Precisamos ir além dos projetos-piloto”, afirmou o prefeito do Rio de Janeiro.
“Apenas uma pequena parte dos recursos internacionais destinados ao clima chega aos investimentos locais”, destacou.
No primeiro dia do evento, foi apresentada a Coalizão para Parcerias Multiníveis de Alta Ambição para Ação Climática (CHAMP), uma iniciativa da presidência da COP28 e da Bloomberg Philanthropies. A CHAMP busca fortalecer a colaboração entre países e governos subnacionais no planejamento, financiamento, implantação e monitoramento de estratégias climáticas. O objetivo é conter o aumento da temperatura global em até 1,5ºC acima dos níveis pré-industriais.
Além disso, o prefeito do Rio liderou a concepção da carta da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), durante a COP28. O documento manifestou a necessidade do compromisso global com as mudanças climáticas e a importância de preparar as cidades para enfrentar os impactos do aumento da temperatura do planeta. Os prefeitos brasileiros ressaltaram a necessidade de priorizar os esforços de adaptação e mitigação em nível municipal diante da emergência climática.