Rio de Janeiro - Capital

Rio: Paes defende financiamento climático das cidades na COP28

Rio: Paes defende financiamento climático das cidades na COP28

Foto: Divulgação – Prefeitura do Rio

Na COP28, em Dubai, o prefeito Eduardo Paes participou do painel “Promovendo uma ação climática ambiciosa multinível”. O debate foi organizado pelo Subnational Climate Action Leaders’ Exchange (SCALE), uma iniciativa que apoia cidades, estados e regiões no desenvolvimento de metas de emissões zero e resilientes ao clima.
Além de Paes, estiveram presentes Ilan Goldfajn, presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Ani Dasgupta, CEO do Instituto de Recursos Mundiais, Maro efovi, vice-presidente executivo da Comissão Europeia, e Helen Clarkson, CEO do The Climate Group.
O evento aconteceu na Cúpula de Ação Climática Local (LCAS), espaço antes exclusivo para governos nacionais. O objetivo foi unir líderes climáticos para transformar o financiamento climático, acelerar a transição energética e fortalecer a resiliência e a adaptação em nível local.

A cúpula é organizada pela presidência da COP28 e pela Bloomberg Philanthropies, que apoia cidades no enfrentamento das mudanças climáticas. Reconhecendo o papel dos líderes locais na redução das emissões de gases do efeito estufa, a reunião inédita busca fortalecer esforços nacionais para cumprir o Acordo de Paris.
No evento, o prefeito Eduardo Paes também participou de debates sobre o financiamento climático para cidades. Ao lado de outros prefeitos, ele discutiu a importância de expandir o financiamento para acelerar a ação climática urbana, reconhecendo o papel dos prefeitos na governança climática global.
“Precisamos das pessoas, dos projetos e dos recursos certos para alavancarmos a ação climática. Precisamos ir além dos projetos-piloto”, afirmou o prefeito do Rio de Janeiro.
Prefeitos de diversas partes do mundo se reuniram em um painel organizado pela Bloomberg Philanthropies e pelo Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia, com o objetivo de discutir as estratégias para enfrentar os desafios das cidades em rápido crescimento. Entre as autoridades presentes estavam Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, representantes da Alemanha, Canadá, França, Marrocos e Zâmbia, além de representantes dos Bancos Multilaterais de Desenvolvimento.

Durante o evento, Paes ressaltou a importância das cidades no enfrentamento da crise climática e alertou para a lacuna de financiamento climático enfrentada por elas.
“Apenas uma pequena parte dos recursos internacionais destinados ao clima chega aos investimentos locais”, destacou.
Pela primeira vez, as cidades estão sendo reconhecidas como protagonistas nas discussões sobre mudança do clima. Na Conferência Global de Dubai, os prefeitos tiveram a oportunidade de se comprometerem com ações climáticas, em uma plataforma inédita. Paes foi uma das vozes importantes na Cúpula de Ação Climática Local.

No primeiro dia do evento, foi apresentada a Coalizão para Parcerias Multiníveis de Alta Ambição para Ação Climática (CHAMP), uma iniciativa da presidência da COP28 e da Bloomberg Philanthropies. A CHAMP busca fortalecer a colaboração entre países e governos subnacionais no planejamento, financiamento, implantação e monitoramento de estratégias climáticas. O objetivo é conter o aumento da temperatura global em até 1,5ºC acima dos níveis pré-industriais.

Paes teve um papel fundamental na negociação e adesão à CHAMP, ao lado de importantes nomes mundiais como Anne Hidalgo, prefeita de Paris, John Kerry, enviado especial para o clima do governo norte-americano, Antônio Guterres, secretário-geral da ONU, e Michael Bloomberg, ex-prefeito de Nova Iorque e enviado especial da ONU para ambição climática.

Além disso, o prefeito do Rio liderou a concepção da carta da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), durante a COP28. O documento manifestou a necessidade do compromisso global com as mudanças climáticas e a importância de preparar as cidades para enfrentar os impactos do aumento da temperatura do planeta. Os prefeitos brasileiros ressaltaram a necessidade de priorizar os esforços de adaptação e mitigação em nível municipal diante da emergência climática.

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *