Esportes OlímpicosVicente Dattoli

Rio Open: hora da bolinha amarela

Rio Open 2024 terá 10 dias de competições, no Jockey Club, na Gávea | Créditos: © Divulgação/Fotojump

Rafael Nadal, David Ferrer, Tommy Robredo, Fabio Fognini, Jo-Wilfried Tsonga, Carlos Alcaraz… Parece a lista de torneio do Grand Slam, não é mesmo? Daqueles que acontecem em Roland Garros (França), Melbourne (Austrália), Winbledon (Inglaterra) ou Nova Iorque (Estados Unidos), todos os anos. Mas não é.

Essa é uma pequena relação dos tenistas que já passaram pelo Rio Open de Tênis, torneio que começa neste sábado (17), no Rio de Janeiro.

O Rio Open, que chega ao seu décimo ano, é hoje, um dos mais importantes torneios do calendário do tênis mundial, um ATP 500, no saibro – neste piso, só comparável a Barcelona (Espanha) e Hamburgo (Alemanha). Nadal já foi campeão em 2014; Ferrer levou em 2015; Alcaraz ganhou em 22 (ano em que terminou entre os três melhores do mundo) e tentou o bi em 23, mas foi surpreendido pelo britânico Cameron Norrie sendo “apenas” vice.

Foto: Divulgação/site https://rioopen.com/o-torneio/

Como assistir

Os ingressos, como é costume, já estão esgotados. A televisão, porém, promete cobrir todos os jogos, para delírio dos amantes do tênis. Quem puder comparecer às quadras montadas no Jockey Club, porém, certamente terá a oportunidade de cruzar com o multicampeão Gustavo Kuerten, que dá nome à quadra central com 6.200 lugares. Guga sempre dá um jeitinho de bater uma bolinha, além de esbanjar simpatia por onde passa.

Tênis x Samba

Por fazer do calendário oficial da ATP, o Rio Open costuma “competir” com o carnaval carioca. Já houve ano em que seus astros saíram da quadra direto para a Sapucaí para tirar uma casquinha dos desfiles, como em 2015, quando Nadal e Guga vieram à frente da Viradouro, sob forte chuva no Sambódromo.

Rio Open 2024

Debaixo de chuva, Ferrer, Nadal e Guga na Sapucaí | Foto: Amanda Kelsterman

 

Em 2024, porém, a competição começará no dia do Desfile da Campeãs. Aí vai ser a vez de vermos outros campeões, agora com raquete nas mãos.

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *