ColunistasEsportesVicente Dattoli

Rio Open 2025: Maior torneio de tênis da América do Sul começa neste sábado

Rio Open 2025: Maior torneio de tênis da América do Sul começa neste sábado | Divulgação/ATP

Começa neste sábado, com o Qualifying que irá completar o quadro de participantes, a 11ª edição do Rio Open, maior torneio de tênis da América do Sul, único ATP 500 do continente – e realizado em quadras montadas no Jockey Club, na zona Sul do Rio de Janeiro. O Rio Open faz parte do calendário oficial da cidade.

Já estão totalmente esgotados os ingressos para todos os dias do evento, que irá até 23 de fevereiro. Mais de 60 mil pessoas passarão pelas arquibancadas para ver, entre outras atrações, o número 2 do tênis mundial, o alemão Alexander Zverev, que há poucos dias foi o vice-campeão do Australian Open.

Não se pense, porém, que Zverev (que ganhou medalha de ouro nos Jogos de Tóquio em 2021 e tem outros 23 títulos na carreira), é a grande atração. Este lugar está reservado para um jovem brasileiro, de apenas 18 anos, nascido em Ipanema, pertinho das quadras que o irão receber a partir deste sábado.

+ MAIS NOTÍCIAS DE VICENTE DATTOLI? CLIQUE AQUI

Seu nome? João Fonseca, o brasileiro mais jovem a integrar o top 100 do tênis mundial após vencer sua primeira partida num torneio de Grand Slam – justamente o Australian Open, no qual Zverev foi vice-campeão. Em 2024, Fonseca chegou às quartas-de-final do Rio Open.

Entre as duplas, a participação do Brasil também é promissora, com a participação de Marcelo Melo (ex-número 1 do mundo e campeão de Roland Garros e Wimbledon) e Rafael Matos (atual campeão do Rio Open e vencedor de duplas mistas no Australian Open em 2023).

Uma das grandes novidades do torneio acontecerá na segunda-feira: pela primeira vez será realizada uma cerimônia oficial de abertura. A campeã olímpica Rebeca Andrade estará presente na Quadra Central Guga Kuerten, antes do início da sessão noturna, às 19h, carregando o troféu criado para o campeão, que será conhecido no dia 23 de fevereiro, dia da grande final.

Os campeões

2014 – Rafael Nadal (ESP)
2015 – David Ferrer (ESP)
2016 – Pablo Cuevas (URU)
2017 – Dominic Thiem (AUT)
2018 – Diego Schwartzman (ARG)
2019 – Laslo Djere (SER)
2020 – Cristian Garin (CHI)
2022 – Carlos Alcaraz (ESP)
2023 – Cameron Norrie (GBR)
2024 – Sebastián Báez (ARG)

Colunista – Vicente Dattoli

http://instagram.com/folhadoleste
Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Colunistas