Apesar das altas temperaturas previstas para o início do outono, o alerta no Rio de Janeiro é para as fortes chuvas que podem atingir a cidade nos próximos dias. Entre a noite de quinta-feira (21) e a tarde de sábado (23), a aproximação e passagem de uma frente fria deve deixar o tempo instável.
Especialistas alertam para a possibilidade de chuvas volumosas e significativas, diferentes das pancadas curtas típicas de verão. A previsão do Alerta Rio indica que a chuva poderá passar de 150mm/24h em pelo menos um ponto da cidade no sábado (23), volume suficiente para encher 16 mil piscinas olímpicas.
“Leia mais notícias sobre Rio de Janeiro aqui”
Na Região Serrana, os volumes de chuva podem superar os 400 mm/48h, valor superior ao registrado no desastre do Morro do Bumba, em Niterói (372 mm) e na tragédia de Petrópolis. O meteorologista Márcio Cataldi destaca que a previsão indica uma situação de emergência que necessita da atenção das autoridades.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de chuvas intensas, com precipitação superior a 60 mm/h ou 100 mm/dia, ventos acima de 100 km/h e risco de danos em edificações, corte de energia, queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos e transtornos no transporte.
O temporal previsto pode superar o volume médio para todo o mês de março em apenas 24 horas. Em algumas áreas, como a Baixada Fluminense e a Região Serrana, podem ser acumulados de 300 a 500 mm entre quinta-feira (21) e domingo (24). As chuvas de janeiro, que causaram mortes e destruição no Grande Rio, foram as mais volumosas na capital desde 1997, com um acumulado de 348,9mm.
Previsão do tempo para os próximos dias
- Quinta-feira (21): pancadas isoladas de chuva moderada a forte a partir da noite, com raios e rajadas de vento. Máxima de 40°C.
- Sexta-feira (22): chuva moderada de forma contínua, podendo ser pontualmente forte. Máxima de 29°C.
- Sábado (23): chuva com intensidade moderada, ainda podendo ocasionar acumulados elevados em 24h. Mínima de 17°C.
Após a passagem da frente fria, a temperatura deve ter um declínio de 7 a 10°C. Na quinta-feira (21), a máxima prevista é de 40°C e na sexta-feira (22), cai para 29°C.
“Leia mais notícias sobre Rio de Janeiro aqui”
O verão de 2023/2024 foi mais seco e com temperaturas mais elevadas no sudeste devido à influência do El Niño. O meteorologista Caetano Mancini explica que isso ocorre pela combinação do El Niño com as frentes frias que atuaram na faixa litorânea, gerando ondas de calor.
A Prefeitura do Rio informa que, desde 2021, foram investidos R$ 2,1 bilhões em prevenção e no aumento da resiliência da cidade. O Plano Verão 2023/2024 inclui contenção de encostas, programas de infraestrutura, aquisição de novas tecnologias e aprimoramento da capacidade de resposta aos eventos.