As favelas abrigam talentos extraordinários que muitas vezes permanecem distantes do reconhecimento da sociedade convencional. A ausência de oportunidades funciona como uma porta fechada, impedindo que artistas, músicos, dançarinos e criadores mostrem todo o seu potencial.
Espaços de expressão cultural são escassos, assim como políticas públicas que promovam a inclusão dessas vozes. Sem incentivos, muitos talentos ficam limitados, enquanto poderiam transformar suas comunidades e enriquecer a cultura nacional.
A oportunidade é a chave que pode abrir essa porta. Investir em infraestrutura cultural e programas sociais é fundamental para conectar as favelas ao restante da sociedade, valorizando suas histórias e sua arte. Só assim será possível construir um futuro mais igualitário e culturalmente rico.
Pensando nisso, Bruno Black – poeta e artista independente – decidiu realizar um grande evento, com diversas atrações culturais, na comunidade onde tem suas origens, no Fumacê, em Realengo, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Trata-se da Festa Literária do Fumacê, inspirada no livro da Comunidade, lançado em 2023.
O artista já realizava há 10 anos o Clube das Palavras do Bruno Black. Entretanto, ele percebeu que as pessoas amavam cultura, mas não tinham acesso e não produziam a seu próprio favor.
“Resolvi fazer a festa pra estimular e sensibilizar esse processo. É a nossa primeira vez! Vamos começar com um circuito de Saraus e montagem de um livro. Temos um lema: Uma vez Fumacê, FumaSerei!”, revela entusiasmado.
Voz Multitalentosa
Reconhecido como um dos artistas populares mais produtivos da última década, Bruno Black mora na Comunidade do Fumacê, em Realengo, no Rio de Janeiro, de onde despontou com suas atrações culturais. Ele tem orgulho de viver de sua arte e literatura, com um acervo impressionante de quase 6 mil textos escritos.
Desde 2006, Bruno lançou cerca de 19 obras literárias, participando das principais Bienais do Brasil e feiras internacionais. Seu livro “#TarjaPreta”, sobre saúde mental, tornou-se um best-seller, tal qual o sucesso de sua obra infantil, inspirada em seu cachorro Euclides.
Em 2023, Black surpreendeu o público ao lançar quatro livros simultaneamente. Desse modo, movimentou eventos literários em todo o país e até na Europa.
Defensor da valorização dos dons individuais, Bruno Black criou o projeto “Domdomdom”, levando oficinas de literatura e criatividade a crianças e comunidades.
+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
Além disso, sua atuação alcança escolas, festivais como o “Ler Festival do Leitor”, e bibliotecas populares. Nestes locais, seus saraus atraem multidões e promovem inclusão cultural.
Premiado por sua contribuição artística e liderança, Bruno recebeu homenagem como “Liderança Negra” pela CAERJ (2022). De igual forma, recebeu da Apperj o título de “Excelência Artística”, em 2023. Recentemente, em 2024, houve o lançamento de um centro cultural, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, que leva seu nome.
Enfim, Bruno Black tem se mostrado um exemplo vibrante de resistência e inspiração. Principalmente, porque sua cultura ajuda a transformar vidas e celebrar a riqueza cultural das favelas brasileiras.
Programação
Segue a programação organizada da Festa Literária do Fumacê – Circuito de Saraus:
28/11 – Quinta-feira
Local: CIEP Thomas Jefferson
Público: Alunos do EJA (Adultos e idosos) – Aberto à comunidade
Horário: 18h às 20h30
Atividade: Sarau
Artistas
- Poesia: Ed Ramos, Carla MMoraes, Thiago Mathias, Anastacia Santana, Mariana Vitória, Silvia Inspetora
- Performer: WG – Wanderson Geremias
- Dança: Karin Rodrigues (Passista), José Jackson (Cover de Michael Jackson), Cassia Alves (Dança Cigana), B.boy Vavá (Break – Hip Hop)
- Música: Jay Eros, Jean Luiz, Jô Pires, MC Negrão
29/11 – Sexta-feira (manhã)
Local: Clínica da Família Antônio Gonçalves da Silva
Público: Idosos – Aberto à comunidade
Horário: 9h às 10h30
Atividade: Sarau
Artistas
- Val (Capoerista)
- Bruce Wayne Nascimento Oliveira (Violinista)
- Carla MMoraes (Poetisa)
- Patrícia Alves (Escritora)
- Danielle Delaneli (Atriz)
- Marcelo Gularte (Flautista)
- Daniel Ozazuma Corbo (Poeta do Slam/Freestyle)
- Ana Neves e Fabrício Fortes (Atores)
- Jô Pires
29/11 – Sexta-feira (tarde)
Local: CIEP Thomas Jefferson
Público: Crianças e adolescentes (Alunos)
Horário: 12h às 13h30
Atividade: Sarau
Artistas
- B.boy Vavá (Break/Freestyle/Rima)
- Danielle Delaneli (Atriz)
- Carla MMoraes (Poetisa)
- Real Marvi (Freestyle, Poeta, Rima)
- Daniel Ozazuma (Poeta do Slam)
- Val (Bate-papo sobre saúde – Agente da Clínica da Família)
30/11 – Sábado
Local: Quintal da Casa do Bruno Black
Público: Colaboradores do projeto Clube das Palavras (Adolescentes, adultos e idosos)
Horário: 13h às 22h
Atividade: Culminância de final de ano, karaokê, montagem do novo livro, sarau
Colaboradores
- KJs: Carlinhos Castro e Liliam Castro
- Organizadores: Carla Moraes, Deigila Prates, Bruno Black, Ed Ramos, Anastacia Santana, Fabi Fernandes, Milene Nascimento, Jorge Davi, Marcos Lopes Firmo, Jean Luiz, Marcio Muniz, Marcus Acoy, Michelle Rossi, Du Muniz, Cassia Alves, Fabricia Batista, Adriana Batista, Ligia Silva, Lara Nascimento, Junior da Prata, Mery Onírica, Luci Chagas, Vera Regina e Adneir Fa.
02/12 – Segunda-feira
Local: E.M Álvaro Alvim
Público: Crianças e adolescentes (Alunos)
Horário: 9h, 10h e 11h
Atividade: Sarau
Artistas
- Carla MMoraes (Poetisa)
- Jay Eros (Cantor)
- Luis Lucena (Freestyle)
- Danielle Delaneli (Atriz)
04/12 – Quarta-feira
Local: E.M Lima Barreto
Público: Alunos das escolas
Horário: 9h, 10h e 11h
Atividade: Sarau
Artistas
- Carla MMoraes (Poetisa)
- Negro Clássico (Freestyle, Rima)
- Ana Paula (Liderança Sociocultural da favela)
- Naju (Poetisa)
- Joana D’Arc (Contação de histórias e roda de conversa)
+ MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI