Rio de Janeiro - Capital

Rio: 83% dos cariocas apoiam proibição de celulares em escolas municipais

Rio: 83% dos cariocas apoiam proibição de celulares em escolas municipais

Foto: Divulgação – SME

O uso de celulares nas escolas poderá ser proibido em breve. Após um mês de consulta pública, a Secretaria Municipal de Educação (SME) divulgou os resultados, revelando que oito em cada dez cariocas são a favor dessa medida.

De acordo com a Prefeitura do Rio, das 10 mil respostas recebidas, 83% concordam com a proibição e apenas 6% se opõem a ela.

Em agosto do ano passado, foi publicado um decreto que já proibia o uso dos aparelhos dentro das salas de aula. Agora, a consulta tinha o objetivo de estender a medida e proibir o uso de celulares em todos os ambientes escolares.

“Leia mais notícias sobre Rio de Janeiro aqui”

A SME justifica essa decisão com base em estudos, incluindo o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), realizado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Segundo essa pesquisa, 65% dos alunos se sentem distraídos pelos dispositivos digitais, em pelo menos alguma aula de matemática. Além disso, 45% dos estudantes relataram sentir-se nervosos ou ansiosos quando estão sem seus telefones.

O secretário municipal de Educação do Rio, Renan Ferreirinha, comentou o resultado, destacando a importância de usar a tecnologia de forma consciente e responsável. Para ele, é necessário preservar a escola como um lugar de aprendizagem e convivência social. A proibição do uso de celulares se alinha a esses objetivos, permitindo que os alunos tenham mais tempo para aprender e se relacionar.

“Leia mais notícias sobre Rio de Janeiro aqui”

A SME esclareceu que, mesmo com a proibição, haverá algumas exceções. O uso de celulares e outros dispositivos eletrônicos com finalidade pedagógica continuará permitido, desde que autorizado, orientado e supervisionado pelo professor.

Alunos com deficiência ou problemas de saúde que dependem desses dispositivos para monitoramento ou auxílio também terão permissão de uso.

A próxima etapa da SME será analisar todas as contribuições recebidas durante a consulta pública e estudar as novas medidas a serem adotadas.

 

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *