Vazamentos de esgoto se tornaram rotina na Região Oceânica de Niterói. Segundo moradores, o problema tem atingido áreas residenciais de Itaipu e o posto de saúde do Engenho do Mato.
Morador da região, Job Júnior, de 41 anos, reclama que, na Av. Boa Vista, no Loteamento Campo Belo, em Itaipu, há um vazamento recorrente. Em dias de chuva, a situação fica ainda mais grave.
Vira e mexe fica assim, principalmente depois de chuva. São três dias com a água vazando e a água vai direto para o canal, poluindo a lagoa. Esse já é um problema de bastante tempo”, denunciou.
Sendo assim, Job afirmou que o problema está na defasagem da rede, que não estaria suportando a demanda. Cabe ressaltar que, ao longo dos últimos anos, a Região Oceânica de Niterói tem apresentado intenso crescimento populacional.
A Águas de Niterói não conta, mas a gente sabe que eles fecham as comportas porque a rede não suporta. Ali deveria ser feito um serviço grande de ampliação da rede. Aí, quando chove, diminuem a entrada de esgoto e começa a vazar pela região toda”, acrescentou o morador.
Nem posto de saúde escapa
Unidades de saúde são (ou pelo menos deveriam ser) sinônimo de limpeza e higiene. Todavia, um vazamento de esgoto em plena calçada atrapalha os trabalhos do Posto de Saúde do Engenho do Mato, também na Região Oceânica da cidade.
Moradora do bairro, Edianez Andrade Mendes flagrou o problema e fez um desesperado apelo:
Olha o absurdo que está a calçada do posto de saúde. O esgoto jorrando, sendo conduzido pela calçada. Nós estamos falando de um posto de saúde. Um lugar que cuida da população. Que vergonha”, bradou Edianez.
A reportagem questionou à concessionária Águas de Niterói sobre as denúncias, mas, até o fechamento deste texto, não havia sido encaminhada resposta.
O FOLHA DO LESTE também procurou a Prefeitura de Niterói, responsável pela administração do posto de saúde.
A Secretaria Municipal de Saúde de Niterói afirmou que o vazamento não foi do esgoto localizado dentro da unidade, mas sim da rua. Nesta quarta-feira, uma equipe da concessionária Águas de Niterói, responsável pelo esgoto, esteve no local e solucionou o problema. O funcionamento do posto de saúde do Engenho do Mato não foi afetado.