A quadrinista niteroiense Camila Padilha lançou a nova temporada da série “SuperMatch”, que conta a história de amigos que navegam em busca de companhia e afeto pelos apps de namoro. As publicações começaram na última quarta-feira (11), e acontecem no Instagram @aliensofcamila.
A artista tem se destacado no cenário dos quadrinhos desde o lançamento do autoral Aliens of Camila. Em sua trajetória Camila alcançou a posição de finalista no Prêmio HQMIX, na categoria de melhor webtira, além de ter participado de eventos como CCXP, LER, SIQ, FIQ, Bienal de Quadrinhos de Curitiba e GameXP.
SuperMatch, seu projeto mais ambicioso e recente, é uma narrativa que mergulha no mundo dos aplicativos de namoro. A história segue Agnes, uma jovem carioca que, após sair de um relacionamento complicado, decide se aventurar em um app de encontros.
A cada “date” estranho que Agnes experimenta, ela descobre mais sobre o maior amor de sua vida: ela mesma. Essa trama envolvente e profundamente pessoal ressoou com milhares de leitores ao longo de suas quatro temporadas já publicadas online.
A primeira temporada coincidiu com o auge da pandemia. A ideia se tornou um modo de lidar com momentos desafiadores.

A quadrinista Camila Padilha – Foto: Divulgação/Gustavo Valente
SuperMatch surgiu depois de eu ter sido mandada embora do estúdio em que eu trabalhava. Foi um tempo difícil, eu não podia sair de casa, estava deprimida e o quadrinho foi minha válvula de escape. Eu me divertia desenhando as desventuras da Agnes baseada nas minhas experiências loucas. Acessar essas memórias me faz feliz e acho que foi isso que me tirou do buraco”, recorda Camila.
Não por acaso, a protagonista tem a mesma idade de sua autora. Agnes é uma jovem pansexual e inconsequente que não sabe lidar com o periodo de mudanças que vive atualmente. Para disfarçar suas angústias, ela usa aplicativos de encontro, redes sociais e drogas como escape. Porém, as consequências de suas atitudes irão atingir não só ela, mas todos ao seu redor.
A história de Agnes vai evoluindo conforme a minha vida vai passando. A princípio eu tinha uma ideia mas eu vivi novas experiências que me fizeram ir mudando a história. Hoje acho que cheguei num roteiro maduro por que eu amadureci com ele. SuperMatch sem duvidas transformou a minha vida e eu conheci o mundo graças a ele”, Camila comemora.
A autora pontua que SuperMatch não é apenas uma história sobre relacionamentos. É uma obra LGBTQIA+ destinada a adultos que aborda temas relevantes da juventude contemporânea. A série busca explorar, de forma bem-humorada, as dificuldades enfrentadas por essa geração ao se relacionar em um mundo cada vez mais virtual, e ao mesmo tempo, a busca por vínculos emocionais mais sólidos.
Temas como sexualidade, drogas e o impacto das mídias sociais na saúde mental dos jovens são os pilares que moldam a narrativa. Com uma abordagem franca e envolvente, Camila Padilha oferece uma visão única e perspicaz das complexidades das relações modernas. Os capítulos serão disponibilizados todas as quartas-feiras, ao longo de 20 semanas, de forma totalmente gratuita.