Rio de Janeiro - Capital

Confronto entre traficantes fecha UPA em Costa Barros, Rio

Confronto entre traficantes fecha UPA em Costa Barros, Rio | Tânia Rêgo/Agência Brasil

A violência em Costa Barros continua a preocupar moradores e autoridades. Após mais um dia de intenso confronto entre traficantes dos Complexos do Chapadão e da Pedreira, o policiamento foi reforçado neste domingo (19). A região, que enfrenta trocas de tiros há meses, registrou novamente fechamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) local.

No sábado (18), criminosos rivais se enfrentaram pelo controle das comunidades. Equipes do 41º BPM (Irajá) realizaram ação no Complexo do Chapadão para conter a guerra entre o Comando Vermelho (CV) e o Terceiro Comando Puro (TCP). Não há registro de feridos, prisões ou apreensões.

O fechamento da UPA atende a um pedido da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), após invasão de bandidos armados em 30 de setembro, quando dois pacientes foram sequestrados e funcionários ameaçados.

O confronto deste sábado ocorreu poucas horas depois da visita do prefeito Eduardo Paese e do secretário Daniel Soranz à unidade, que deve reabrir no dia 27 deste mês.

Levantamento da SMS indica que, de janeiro a setembro deste ano, 78 pessoas baleadas foram atendidas na UPA Costa Barros, quase o dobro de 2024 e praticamente o triplo em relação a 2023. A violência já provocou pedidos de transferência de profissionais e aumento da demanda por suporte psicológico e psiquiátrico.

+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta