Estado do Rio de Janeiro

Mais de 2,7 milhões de eleitores do RJ ainda não têm biometria; TRE reforça cadastro

Mais de 2,7 milhões de eleitores do RJ ainda não têm biometria; TRE reforça cadastro | Divulgação/TRE-RJ

No estado do Rio de Janeiro, 2.751.480 eleitores ainda não têm a biometria cadastrada, segundo o TRE-RJ. O número representa 21,66% do total de 12.704.852 fluminenses. Para garantir 100% de participação no pleito de 2026, a Justiça Eleitoral está intensificando a coleta de digitais.

O cadastramento é gratuito e pode ser feito em qualquer uma das 165 zonas eleitorais ou nas 18 Centrais de Atendimento ao Eleitor (CAEs). Os postos funcionam nos dias úteis, das 11h às 19h.

Para saber se a biometria já foi coletada, o eleitor pode consultar o site do TRE-RJ ou ligar para o Disque TRE-RJ pelo número (21) 3436-9000, no mesmo horário de atendimento.

Documentos necessários

É preciso apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência emitido nos últimos 90 dias. Se houver alteração de dados pessoais, é necessário apresentar também documento que comprove a mudança, como certidão de casamento ou sentença judicial.

O cadastro biométrico é obrigatório para brasileiros a partir dos 15 anos de idade. A exceção são cidadãos portugueses que optaram por exercer direitos políticos no Brasil, conforme o Tratado de Amizade, Cooperação e Consulta entre Brasil e Portugal.

O procedimento garante que cada eleitor seja único no Cadastro Eleitoral, evitando fraudes ou tentativas de voto por outra pessoa.

Benefícios da biometria

Além da segurança no momento da votação, a biometria permite que o cidadão obtenha o Selo Ouro na conta Gov.br, plataforma que dá acesso a serviços públicos digitais, como INSS, Receita Federal e Carteira Digital.

O Selo Ouro é o nível mais alto de confiabilidade da conta Gov.br e é exigido para acessar serviços públicos mais sensíveis. Uma das formas de validar a identidade é justamente com os dados biométricos cadastrados na Justiça Eleitoral.

+ MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta