Niterói recolhe 2,5 toneladas de resíduos em operação de ordenamento na Lagoa de Piratininga


Niterói recolhe 2,5 toneladas de resíduos em operação de ordenamento na Lagoa de Piratininga | Divulgação/Prefeitura de Niterói
O descarte irregular de resíduos e a ocupação desordenada continuam sendo desafios ambientais em Niterói. Para enfrentar o problema, a Prefeitura realizou nesta quarta-feira (3) uma operação de ordenamento e limpeza na Lagoa de Piratininga, que resultou na retirada de 2,5 toneladas de entulho e materiais inservíveis.
A ação foi coordenada pelo Grupo Executivo para o Crescimento Ordenado de Preservação das Áreas Verdes (Gecopav), em parceria com o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), e envolveu diversos órgãos municipais.
A iniciativa, executada pela Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), integra o convênio firmado entre o município e o MPRJ para combater o recebimento irregular de aterro e preservar áreas verdes e de proteção ambiental.


Niterói recolhe 2,5 toneladas de resíduos em operação de ordenamento na Lagoa de Piratininga | Divulgação/Prefeitura de Niterói
Além da limpeza, a operação reforça três frentes de atuação do Gecopav:
-
monitoramento de áreas de preservação, para evitar invasões e desmatamentos;
-
combate a construções irregulares, com embargos e medidas judiciais;
-
implantação de marcos delimitadores em regiões protegidas.
O trabalho contou com a participação da Secretaria Municipal de Urbanismo (SMU), da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser), da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (Smarhs), da Subsecretaria de Operações (SSOP) e da própria Clin. O 12º Batalhão da Polícia Militar e o programa Proeis garantiram a segurança dos agentes durante a operação.
Ações complementares
Em paralelo, a Clin e o programa PRO Sustentável têm reforçado o combate ao descarte irregular por meio da operação “Bota-fora”, realizada em diferentes pontos da Região Oceânica. A ação oferece alternativas para que moradores descartem corretamente resíduos volumosos, como móveis, eletrodomésticos, colchões e televisores.
“O trabalho de ordenamento e conscientização é contínuo. A limpeza da Lagoa de Piratininga e o Bota-fora são medidas importantes para preservar o meio ambiente e garantir qualidade de vida à população”, afirmou a Prefeitura em nota.
A operação segue as diretrizes da Lei nº 2624/2008, que integra o Código de Posturas de Niterói e estabelece regras sobre convivência, ocupação do espaço público e preservação ambiental.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI