Operação Anequim combate pesca ilegal em Itaipu e apreende embarcações


Operação Anequim combate pesca ilegal em Itaipu e apreende embarcações | Divulgação/Inea
A Operação Anequim combate pesca ilegal em Itaipu e resultou na apreensão de embarcações industriais irregulares. A ação do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) ocorreu na noite de quarta-feira (3), na Reserva Extrativista Marinha de Itaipu, em Niterói, e contou com apoio da Polícia Federal, Marinha do Brasil e Capitania dos Portos.
Barcos apreendidos
Três barcos de rede traineira, modelo proibido na reserva, foram abordados. Dois foram apreendidos pela Marinha e um interditado até regularização.
Dessa forma, todos apresentavam falhas técnicas, documentação vencida e ausência de Registro de Pescador Profissional (RGP) entre os tripulantes.
Autuações e multas
Sendo assim, os comandantes receberam autuações e Autos de Constatação, com sugestão de multas aplicadas com base na Lei Estadual 3.467/2000 e na Lei Federal 11.959/2009.
Além disso, o secretário estadual do Ambiente, Bernardo Rossi, destacou que a operação busca preservar os recursos pesqueiros e reforçar a segurança da navegação.


Operação Anequim combate pesca ilegal em Itaipu e apreende embarcações | Divulgação/Inea
Fiscalização reforçada
Dessa forma, após queda da presença de barcos ilegais na Semana Santa, denúncias recentes apontaram que pescadores migraram para atividades noturnas, o que motivou a nova ofensiva. Assim, as embarcações foram levadas aos portos de origem e estão proibidas de circular até que sejam regularizadas.
Como denunciar
Enfim, moradores podem denunciar crimes ambientais ao Linha Verde pelos números: (21) 2253-1177 (capital) e 0300-253-1177 (interior, custo local)
Aplicativo “Disque Denúncia Rio” (Android e iOS), com envio anônimo de fotos e vídeos.
+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI