Leste FluminenseNiterói

Niterói: Sessão da Câmara termina em confusão

 

Nesta terça-feira (19), a Sessão Plenária da Câmara Municipal de Niterói, mais uma vez, perdeu completamente o seu real objetivo – o de discutir, debater e legislar sobre temas de relevante interesse da sociedade – para uma balbúrdia injustificável. Em mais um episódio de tumulto envolvendo a vereadora Benny Briolly (Psol), restaram as imagens da desordem do dia. O fato se sobrepôs a qualquer pauta em debate na Casa, que deveria ser de leis e não de desrespeito ao contribuinte e ao parlamento.

Numa cidade em que centenas de pessoas estão morando nas ruas, urinando e evacuando em calçadas, ainda há quem se preocupe com a vestimenta de uma parlamentar. Este, em verdade, trata-se do ponto de partida da confusão. Na semana passada, dia 14, o cidadão Antônio Carlos de Almeida Souza, protocolou uma representação ao Conselho de Ética da Câmara contra a vereadora Benny Briolly. O motivo: a roupa utilizada pela parlamentar na Sessão do dia 13/9.

“Leia mais notícias sobre Niterói aqui”

A princípio, de acordo com as informações apuradas pela nossa reportagem, Antônio Carlos estaria na galeria do plenário. Lá, a equipe de Benny realizava filmagens da Sessão. O cidadão teria entendido que a equipe da parlamentar estaria lhe filmando, reagindo em contrário. Isso, gerou a reação da vereadora, que partiu em direção à galeria, tendo de ser contida por seguranças e colegas parlamentares para que a confusão não chegasse às vias de fato.

Segundo Benny Briolly, o regimento interno da Câmara Municipal de Niterói não aponta nenhum tipo de vestimenta aos parlamentares. Ela afirma que a sessão plenária de ontem chegou a ser encerrada após o que considerou como “hostilização”, em atos recorrentes de ameaças e agressões. Todavia, disse que, ontem, os “atos misóginos foram além”.

 

Benny Briolly | Divulgação

“Fui impedida ontem de sair, pois alguns homens tentaram me agredir. A sessão teve até que ser encerrada, tudo isso porque a Comissão de Ética da Casa recebeu uma denúncia falando da minha roupa. Eles querem proibir este corpo de estar atuando aqui dentro e para isso tentam me linchar. Mas não vamos desistir. Este corpo aqui fala e grita por um projeto de sociedade que é pela vida das mulheres”, desabafa Benny Briolly, que foi hostilizada e agredida verbalmente por apoiadores de vereadores bolsonaristas incentivados por um protesto contra a roupa dela usada no plenário, declarou.

Repercussão no parlamento

O vereador Leonardo Giordano (PcdoB), considerou inaceitável a hostilização à vereadora Benny Briolly, por conta das roupas que usa na sessão. Segundo o parlamentar, o fato sequer possui regulação pelo regimento interno.

Leonardo Giordanno | Reprodução

“Isso evidencia o machismo e a lgbtifobia de alguns vereadores. A Câmara Municipal, a Casa do Povo, deve acolher a diversidade. Nosso mandato está ao lado dessa luta e por isso rechaça o ocorrido hoje. Toda a nossa solidariedade à vereadora Benny Briolly. Seremos, como sempre, resistência”, considerou.

Sobre o incidente de ontem, que culminou no encerramento da Sessão Plenária, o presidente da Câmara, Vereador Cal (Progressistas), disse o seguinte:

“Teremos uma reunião no colégio de líderes na segunda, com todos os vereadores, para verificar o tema.”

Já o Vereador Fabiano Gonçalves (Cidadania), disse que não estava no plenário, no momento da confusão. Contudo, lamentou o episódio.

Infelizmente, isso tem acontecido com uma frequência indesejável. Lamento muito! Acredito que precisamos exercitar a paciência! Nós estamos impacientes em todos os aspectos”, ponderou.

Representação

O documento contra o modo de vestir da vereadora Benny Briolly está protocolado na Câmara desde o dia 14, ao passo que a confusão se deu apenas na sessão desta semana – e dentro do plenário. Antônio Carlos de Almeida Souza, menciona que sua representação se referente à conduta da Vereadora Benny Briolly durante a Sessão Plenária do dia 13 de setembro de 2023.

“Minha preocupação se relaciona com o fato de que a vereadora uma roupa que considero inadequado e contraproducente para o ambiente oficial e respeitoso de uma sessão legislativa”, alegou Antônio Carlos, no preâmbulo do documento protocolado.

O cidadão disse ainda entender que as sessões plenárias são locais de debate sério discussão de questões importantes para a comunidade.

“É imperativo que vereadores e vereadoras se vistam de maneira condizente com a dignidade e seriedade deste ambiente. A vestimenta da vereadora Benny Briolly, durante a sessão em questão não apenas desrespeita essa seriedade, mas também prejudica a imagem da Câmara Municipal de Niterói como um todo”, argumentou.

Ainda no texto, Antônio Carlos diz que a representação “não tem a intenção de ser uma crítica pessoal à Vereadora, mas sim uma manifestação de preocupação com o respeito pela instituição que ela representa e com a manutenção da ordem e decoro durante as sessões plenárias”. Ele pede a investigação da questão. E a adoção de providências, nos termos do Regimento Interno e do Código de Ética.

 

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

André Freitas
Diretor-Executivo e repórter do Folha do Leste e da Brasil 21 Comunicação. Radialista e Jornalista desde a década de 1990. Narrador esportivo e cronista especializado em Carnaval, com 26 coberturas presenciais na Marquês de Sapucaí. Tem vasta experiência na cobertura da editoria de política em razão dos cargos públicos que exerceu nos poderes Legislativo e Executivo: Câmaras Municipais de Niterói, São Gonçalo, Campos dos Goytacazes, além da Alerj e ainda na Prefeitura de Niterói. Dirigiu a Rádio Absoluta por 15 anos, onde apresentou programas noticiosos diários. Pela emissora, cobriu por mais de uma década a seleção brasileira de futebol e esteve em duas Copas do Mundo e uma Olimpíada. Narrador esportivo e cronista especializado em Carnaval, tem 26 coberturas presenciais na Marquês de Sapucaí. Trabalhou, também, nas rádios Campos Difusora (Campos/RJ) e (Litorânea/ES). Exerceu cargo de editor-chefe em Olho Vivo (Niterói/RJ) e A Tribuna (Niterói/RJ). Colunista do jornal O Diário (Campos dos Goytacazes/RJ).

1 Comment

  1. […] Deputados estaduais, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), repercutiram, ne… […]

Comments are closed.

Você também pode gostar!