Leste FluminenseNiterói

IPTU 2026 em Niterói pode ter até 16% de desconto; veja como pagar menos

Carnê do IPTU 2026 em Niterói com destaque para desconto

IPTU 2026 em Niterói pode ter até 16% de desconto; veja como pagar menos | Divulgação/Alex Ramos/Prefeitura de Niterói

Passadas as festas de final de ano, é hora de organizar as contas, e uma das primeiras despesas do calendário é o IPTU (Imposto Predial e Terriorial Urbano). A boa notícia é que o imposto pode ter desconto de até 16%, desde que o contribuinte cumpra alguns critérios estabelecidos pela Prefeitura.

De acordo com a Secretaria Municipal de Fazenda de Niterói, quem optar pelo pagamento do IPTU 2026 em cota única terá 10% de desconto automático.

Além disso, é possível obter mais 6% de abatimento por meio do chamado desconto de Bom Pagador, concedido a quem não possui débitos do imposto até 20 de outubro de 2025. Os benefícios são progressivos e cumulativos, reduzindo significativamente o valor final do tributo.

O pagamento do IPTU em Niterói começa em fevereiro de 2026, tanto para quem optar pela cota única quanto para o parcelamento em até 11 vezes. O pagamento pode ser feito via Pix, débito em conta ou nas agências bancárias. E atenção ao prazo: quem pagar fora da data limite terá arcar com juros e multa.

Como acessar o carnê do IPTU 2026 em Niterói

Os carnês do IPTU 2026 estarão disponíveis nos próximos dias no site oficial da Prefeitura, pelo endereço:
https://www.fazenda.niteroi.rj.gov.br/site/servicos/iptu/

Além do acesso digital, a Secretaria de Fazenda enviará, na primeira quinzena de janeiro, uma carta com código de barras para pagamento do imposto, no mesmo modelo utilizado no ano anterior.

Segundo a Prefeitura, o reajuste do IPTU 2026 em Niterói foi de 5,17%, percentual calculado com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Enzo Carvalho
Enzo Carvalho é jornalista profissional, com atuação voltada à cobertura de inovação, tecnologia, cotidiano e esportes. Ex-jogador profissional de e-sports, traz para o jornalismo uma compreensão prática do universo digital, das plataformas tecnológicas e das transformações provocadas pela cultura conectada.

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta