ColunistasEsportesFutebolVicente Dattoli

O fenômeno Mirassol surpreende e disputa vaga na Libertadores

O fenômeno Mirassol surpreende e disputa vaga na Libertadores | Marcos Freitas/Ag. Mirassol

Colunista - Vicente Dattoli

Estive, no fim de semana, em Campinas. Cheguei na manhã de sábado e, no voo que me levou à cidade, duas pessoas viajavam com uma camisa da Ponte Preta. Ao desembarcar, e tendo de fazer hora para dar entrada no hotel, fui ao shopping Parque Dom Pedro, gigantesco. Lá, não se conseguia dar um passo sem esbarrar em alguém com a camisa da Macaca.

Havia razão para isso: a Ponte Preta, que completou 125 anos há dois meses (é um dos dois times mais antigos do Brasil, brigando com o Rio Grande pela primazia de ser o mais velho), lutaria pelo título da Série C nacional. Para muitos, sua primeira conquista, mas essa é uma discussão que não cabe aqui. Para encurtar a história, o título veio com uma vitória de 2 a 0 sobre o Londrina.

Este texto, porém, não é para falar da conquista da equipe de Campinas. Outra equipe, do interior de São Paulo, também centenária (centenária mesmo, completando um século neste 2025), está assustando os gigantes do futebol brasileiro na Série A. Claro que falo do Mirassol, que desde 2020 vem subindo quase que todos os anos e, nesta temporada, brilha na elite do futebol nacional.

Que é a melhor campanha de um time que sobe, não há mais qualquer dúvida. Só que, a este “pequeno” detalhe devemos somar o fato de que a menos que vire totalmente o fio, praticamente perdendo todos os jogos que lhe restam, o Mirassol já tem vaga na Libertadores de 2026. Isso mesmo: estreia na Série A e vai disputar, no ano seguinte, a maior competição de futebol das Américas.

Circula um vídeo na internet no qual se pode conhecer um pouco mais sobre o time verde e amarelo. E a primeira informação faz pensar: o Mirassol gasta com sua folha salarial o mesmo que alguns rivais pagam a um só jogador – no tal vídeo, aparece a imagem de Hulk, do Atlético Mineiro, que ao contrário da equipe do interior paulista luta bravamente para escapar do rebaixamento.

Fala-se da cidade, de apenas 65 mil habitantes e se lembra que toda a população caberia no Maracanã. O mesmo Maracanã que já viu excelentes atuações do Mirassol. Já imaginaram um Mirassol x Boca Juniors? Ou River Plate? E o vídeo faz rasgados elogios à administração, lembrando que tudo começou com a venda de Luiz Araújo, hoje no Flamengo, pelo São Paulo, para o futebol francês.

O comando do clube é exercido com mão de ferro. Não há gastos inúteis, nem despesas sem justificativa. E o Mirassol vai fazendo história. Para quem começou o Brasileiro em 100% das listas dos “especialistas” que lutaria, no máximo, para fugir da degola, chegar nas últimas rodadas com o olho na Libertadores é algo mágico, não é mesmo?

+ MAIS NOTÍCIAS DE VICENTE DATTOLI? CLIQUE AQUI

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta

Mais emColunistas