
Projeto devolve pinguins de volta ao mar | Divulgação
O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Campos e do Espírito Santo realizou, no final de agosto, a devolução de 19 pinguins-de-Magalhães ao mar. A operação, que teve como foco a preservação da fauna marinha, aconteceu a 84 quilômetros da costa do Rio de Janeiro.
+ LEIA TAMBÉM: ►Chefe do CV é morto em confronto com a PM na Bahia
Esses pinguins haviam encalhado na costa norte do Rio de Janeiro entre julho e agosto. Encontrados em estado crítico, os animais passaram por cuidados intensivos, que incluíram hidratação, aquecimento, medicação e exames. Assim, após a recuperação, foram transportados por um navio para serem soltos em seu habitat natural.
+ MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
Por fim, a operação faz parte de uma exigência do licenciamento ambiental federal, supervisionado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Assim, o projeto é executado pelo Instituto BW, especializado em Conservação e Medicina da Fauna Marinha, seguindo os parâmetros estabelecidos pelo Ibama e pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Dessa forma, o Ministério Público Federal (MPF) está acompanhando a execução do contrato para garantir que todas as diretrizes sejam cumpridas. Assim, o monitoramento constante assegura a eficiência do projeto e a preservação das espécies marinhas.