Coluna Luta Animal - Patrícia NunesColunistas

Projeto de lei promete deixar de tratar animais como coisas

Projeto de lei promete deixar de tratar animais como coisas

Foto: Divulgação

O Senado Federal está debatendo um projeto de lei que visa incluir um capítulo inteiro no Código Civil dedicado aos direitos dos animais. A proposta, elaborada por um grupo de juristas e em análise no Congresso Nacional, representa um importante passo para o reconhecimento legal dos animais como seres sencientes e merecedores de proteção jurídica.

O Código Civil brasileiro, em sua versão atual, considera os animais como “bens móveis”. Isso significa que, do ponto de vista jurídico, eles são tratados como objetos de propriedade, sem personalidade jurídica ou direitos próprios. A nova proposta busca alterar essa visão, reconhecendo os animais como seres vivos dotados de sensibilidade e passíveis de proteção legal.

►Leia mais notícias de Patrícia Nunes aqui

O projeto de lei, se aprovado, representará um marco na legislação brasileira em relação aos direitos dos animais. Ele estabelece que os animais não são mais apenas objetos, mas sim seres com necessidades e sentimentos que devem ser respeitados.

Diversos juristas e especialistas defendem a mudança no Código Civil, argumentando que a atual legislação não acompanha a evolução da sociedade e da ciência. Eles ressaltam que os animais são seres sencientes, capazes de sentir dor e sofrimento, e que, portanto, merecem ser protegidos pela lei.

Embora o projeto de lei represente um avanço significativo, ainda há um longo caminho a ser percorrido para garantir a proteção completa dos direitos dos animais. Caso o texto seja aprovado, ainda será necessária a edição de uma lei específica para regulamentar o tratamento físico e ético adequado aos animais.

►Leia mais notícias de Patrícia Nunes aqui

O projeto de lei está em fase de debate no Senado Federal. Assim, uma sessão temática está agendada para a próxima quarta-feira (17) para discutir o tema em mais detalhes. A expectativa é que a proposta seja aprovada e avance para a Câmara dos Deputados.

Enfim, o reconhecimento dos direitos dos animais é uma tendência internacional. Contudo, diversos países já possuem leis que protegem os animais de forma mais abrangente, como a França, a Alemanha e o Reino Unido. Assim, o Brasil, ao debater essa mudança no Código Civil, demonstra estar atento a essa tendência e busca se alinhar às melhores práticas internacionais na área.

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da SerrinhaItaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *