O programa Territórios Sociais avança para mais cinco regiões do Rio de Janeiro, beneficiando famílias em áreas com baixos resultados de indicadores sociais. Em parceria com o ONU-Habitat, a iniciativa visa atender moradores das favelas Vila Sapê, Canal do Anil, Comunidade do Aço, Muquiço e Travessa Everest. Até o final do mês, doze novas localidades serão contempladas, totalizando 616 favelas, 87 conjuntos habitacionais e 144 loteamentos irregulares, com mais de um milhão e meio de pessoas beneficiadas.
O Territórios Sociais é uma ação coordenada por várias secretarias e órgãos da prefeitura, promovendo a inserção nos serviços municipais de famílias que ainda não são atendidas pelo poder público.
O programa já fez mais de 144 mil entrevistas, monitorando cerca de 42 mil famílias, identificando situações de insegurança alimentar e extrema pobreza. As famílias identificadas são encaminhadas para inclusão em serviços e benefícios públicos.
O programa é coordenado pelo Instituto Pereira Passos, com representantes das Secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social, Habitação, Ação Comunitária, Cultura, Trabalho e Renda, Planejamento Urbano, Juventude e Políticas e Promoção da Mulher. A iniciativa é uma aposta na melhoria da qualidade de vida dos moradores das áreas mais vulneráveis da cidade, buscando promover inclusão e equidade social.