Estado do Rio de JaneiroNiterói

Professor da UFF assume Coordenação do Fórum Estadual de Educação do Rio de Janeiro

Waldeck Carneiro, ex-deputado estadual e professor da UFF, assume Coordenação do Fórum Estadual de Educação do Rio de Janeiro

Waldeck Carneiro, ex-deputado estadual e professor da UFF, assume Coordenação do Fórum Estadual de Educação do Rio de Janeiro | Divulgação

O professor Waldeck Carneiro, da Universidade Federal Fluminense (UFF), foi eleito Coordenador-Geral do Fórum Estadual de Educação do Rio de Janeiro (FEERJ). A eleição, conduzida por unanimidade pelas entidades integrantes do Fórum, define a liderança para o biênio 2025-2026, sucedendo a professora Malvina Tuttman.

O FEERJ, composto por representantes do poder público e da sociedade civil, integra o Sistema Estadual de Ensino. Suas atribuições incluem coordenar conferências estaduais de educação, avaliar políticas educacionais e articular ações entre municípios do estado.

Waldeck Carneiro destacou a importância de liderar uma instituição de referência nacional em um momento decisivo para a educação brasileira.

“É uma honra muito grande ser escolhido, por todas as entidades que compõem o Fórum Estadual de Educação do RJ, para liderá-lo, com os demais membros da coordenação colegiada, no próximo biênio”, disse.

Além disso, Waldeck fez questão de reverenciar a atual coordenadora, Malvina Tuttman.

“É uma grande responsabilidade substituir uma das grandes referências da educação brasileira, que é a professora Malvina Tuttman, na coordenação geral do FEERJ”, comentou.

Todavia, a nova coordenação da FEERJ tomará posse, em fevereiro do ano que vem, enfrentando uma situação adversa.

“No caso do Rio, trata-se de missão desafiadora, pois somos o único estado brasileiro que não tem um plano estadual de educação em vigor”, pondera o presidente eleito.

Segundo Waldeck Carneiro, o FEERJ terá papel relevante no debate do novo Plano Nacional de Educação, com previsão de discussão no Congresso Nacional a partir de 2025. Nesse sentido, ele destacou a relevância do Fórum no contexto das recentes deliberações da Conferência Nacional de Educação, realizada em janeiro de 2024.

“Após a Conferência Nacional de Educação, que produziu um potente documento final, o Brasil vai retomar o debate sobre o novo Plano Nacional de Educação, no Congresso Nacional, a partir de 2025, e os fóruns estaduais de educação, sobretudo os mais atuantes, como é o caso do nosso Fórum, ao lado do Fórum Nacional de Educação, tendem a cumprir um papel importantíssimo nessa conjuntura”, lembrou Waldeck Carneiro.

+ MAIS NOTÍCIAS DE NITERÓI? CLIQUE AQUI
+ MAIS NOTÍCIAS DO LESTE FLUMINENSE? CLIQUE AQUI

 

http://instagram.com/folhadoleste

Siga o Folha do Leste no Instagram!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Curta e siga o Folha do Leste no Facebook!

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *