NiteróiPolícia

Problemas com ambulantes no Plaza são comuns, afirmam vigilantes

Após a pancadaria ocorrida nesta terça-feira (13), entre vigilantes e vendedores ambulantes, no Plaza Shopping, o sindicato que representa a categoria afirmou que não é a primeira vez que este tipo de situação ocorre.

De acordo com Cláudio Vigilante, presidente do Sindicato dos Vigilantes de Niterói (SVNIT), a entidade irá ao centro comercial, nesta quarta-feira (14), cobrar uma posição sobre o tema.

“A gente vai fazer uma visita ao Plaza e cobrar uma posição sobre essa situação. A gente já teve problemas que aconteceram com vendedores e os vigilantes acabaram sendo punidos”, disse.

Cláudio ainda acrescentou que impedir o aceso de pessoas não é papel do vigilante. O sindicalista citou a complexidade da situação, visto que o shopping é um espaço de livre acesso.

Em sua análise, em caso de problemas provocados por ambulantes ou quaisquer outros frequentadores, a atitude correta do centro comercial seria acionar a Polícia Militar.

“Os vigilantes estão sendo obrigados a impedir o acesso dessas pessoas, mas o papel deles não é esse. É uma situação complicada, porque o shopping é de livre acesso. O shopping teria que chamar a polícia, mas é uma situação muito complexa”, acrescentou.

Selvageria generalizada no Plaza em Niterói

Foto: Bruna Ferreiro/Folha do Leste

Por fim, o líder sindical questionou o fato de não ter sido registrado boletim de ocorrência.

“Não foi registrada ocorrência. O vigilante ficou exposto quando houve agressão. Por que não registraram a ocorrência. São esses pontos que queremos questionar”, completou.

A reportagem da FOLHA DO LESTE perguntou ao Plaza qual o posicionamento do centro comercial sobre o questionamento do sindicato e aguarda resposta.

Momentos após o tumulto, o shopping havia afirmado que repudia qualquer ato de violência e age de modo a garantir a segurança de seus clientes e colaboradores. A Polícia Militar foi acionada e a situação foi rapidamente controlada. O shopping seguiu funcionando normalmente. O Plaza ainda ressaltou que as equipes de segurança recebem treinamento intenso e frequente a fim de proporcionar um ambiente de tranquilidade e conforto a todos os frequentadores.

Selvageria

A Praça de Alimentação do Plaza Shopping foi palco de cenas de violência e temor na tarde desta terça-feira. Vendedores de balas, revoltados com a segurança do shopping, partiram pra cima de agentes. O motivo: mais cedo, um menor, que vendia balas dentro do shopping, foi agredido, segundo denunciavam.

A confusão teve dois momentos. O primeiro, que a nossa equipe, conseguiu registrar em vídeo, ficou restrito a um bate-boca intenso – e tenso. Os baleiros bradavam que eram trabalhadores e não ladrões e acusavam uma equipe de segurança de agredir o menor. Pediam para serem enfrentados: “quero ver bater em grande, bater em nós. Pegar um menor sozinho é fácil.

O segundo momento ficou mais tenso quando eles perceberam a presença da reportagem da FOLHA DO LESTE. Quando se dirigiram à nossa editora-chefe para mostrar o vídeo do menor sendo agredido mais cedo, um dos seguranças acabou sendo identificado. O que gerou revolta dos demais.

Eles partiram com cadeiras, mesas, extintores de incêndio e tudo o que viram pela frente para agredir os seguranças. Houve correria. Clientes tiveram que abandonar suas mesas e alimentos. Lojas fecharam as portas, mas o centro comercial seguiu aberto normalmente.

CURTA E SIGA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK CLICANDO AQUI
CURTA E SIGA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM CLICANDO AQUI

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em:Niterói