
Foto: Divulgação – RioTur
Nesta terça-feira (9), o Rio de Janeiro enfrentou uma intensa onda de calor, atingindo sensação térmica acima dos 40°C. De acordo com o Sistema Alerta Rio, na região da Barra, Zona Oeste da cidade, os termômetros marcaram uma sensação de 42,5°C às 8h05. O calor intenso tem lotado as praias desde ontem e, infelizmente, a previsão é que ele continue.
As temperaturas permanecerão elevadas ao longo do dia, com máxima de 39°C e mínima de 23°C, sendo esse o valor mais alto previsto para esta semana. O céu ficará parcialmente nublado, mas não há previsão de chuva. Os ventos estarão fracos a moderados.
Na segunda-feira, outro local da Zona Oeste, Guaratiba, registrou uma sensação térmica de 52,5°C às 10h, o que mostra o quão extremo está o calor na cidade.
“Leia mais notícias sobre Rio de Janeiro aqui”
Apesar do calor intenso dos últimos dias, o Alerta Rio informou que o tempo deve mudar a partir de quinta-feira (11). Nesta quarta-feira (10), a nebulosidade ficará variada, mas não há previsão de chuva. As temperaturas irão variar entre 38°C e 22°C.
Já na quinta e sexta-feira (12), haverá a formação de um sistema de baixa pressão, o que poderá causar pancadas isoladas de chuva em diversos pontos da cidade.
O volume das chuvas pode até ultrapassar 6,4 mm/h. O COR (Centro de Operações do Rio) detalhou os níveis de chuva, considerando fraco até 0,5 mm/h, moderado de 0,5 a 25 mm/h, forte de 25,1 a 50 mm/h e muito forte acima de 50 mm/h.