Previsão do TempoRio de Janeiro - Capital

Previsão do Tempo Rio de Janeiro: Terça-feira, 28 de maio de 2024

Previsão do Tempo Rio de Janeiro: Terça-feira, 28 de maio de 2024

Previsão do Tempo Rio de Janeiro: Terça-feira, 28 de maio de 2024 | Reprodução/Centro de Operações Rio

Dados do Instituto Climatempo indicam que, nesta terça-feira (28), Rio de Janeiro terá dia de sol e aumento de nuvens de manhã. Porém, haverá pancadas de chuva à tarde e à noite. Desse modo, as temperaturas mínima e máxima ficarão entre 18 e 28 graus, respectivamente.

+ LEIA TAMBÉM:  PEC que privatiza praias retorna ao Senado

Ciclone e ressaca

A cidade terá um dia mais quente. Porém, o calor não vai durar muito, devido a um um ciclone extratropical em alto mar, na costa sul do Brasil. Ele dará origem a uma nova frente fria que deve chegar ao Sudeste nesta terça-feira, 28 de maio.

O sistema se forma em uma posição mais distante da costa do que o normal. Em outras palavras, isso significa que os ventos mudarão de direção, antes da chegada da frente fria, caracterizando a situação como pré-frontal.

Além disso, a Marinha do Brasil emitiu um alerta de ressaca para as praias do litoral sudeste a partir das 15h. Logo, ondas de 2,5 a 3 metros de altura devem afetar as praias cariocas. O mesmo aviso vale para o litoral sul do estado, Leste Fluminense, e Região dos Lagos, até Arraial do Cabo.

Esta se trata de uma segunda frente fria que chega ao estado. A primeira, chegou na sexta-feira (24), diminuindo radicalmente a temperatura em diversas regiões fluminenses. Então, por conta desse novo evento, o sol até aparece, mas o clima no Rio e em boa parte do estado deve permanecer chuvoso até o final da semana.

Temperatura, ventos, sol e umidade

Assim sendo, as temperaturas não terão grandes oscilações nos diversos períodos desta terça-feira. A temperatura máxima, de 28 graus, está prevista para o período entre 10h e 14h, enquanto a mínima, de 18 graus, terá registro às 20h.

+ LEIA TAMBÉM: ► Prazo para migração de professores do estado do RJ é prorrogado

Segundo o Climatempo, a umidade relativa do ar (UMR) terá percentagem mínima de 71% e máxima de 96%. A incidência máxima ocorre às 4h, enquanto que a mínima, às 12h.

Entre 6h e 12h, haverá declínio progressivo, até 71%, enquanto que a partir das 14h, a UMR torna a subir, de 72% para 87%, às 22h.

+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI

O sol nasce na cidade maravilhosa às 6h24min17seg e, em contrapartida, se põe às 17h15min41seg.

Já o vento sopra na direção sul, na velocidade média de 9km/h mas com picos de 11km/h às 6h e às 18h.

+ LEIA TAMBÉM: ► Rio lança guia para Centros de Operações

O Instituto Climatempo estima que o volume registrado no Rio, nesta terça-feira, seja de 10mm.

+ LEIA TAMBÉM: ► Deputado Otoni de Paula Pai morre no Rio de Janeiro

Conforme dados históricos dos últimos 30 anos, Niterói tem média mensal de chuva no mês de maio de 81mm, no acumulado. Apesar da forte onda de calor e tempo seco, que atingiu fortemente a cidade nos 20 primeiros dias do mês, os últimos dias de chuva perfazem o total de 48 milímetros registrados até então. Ou seja, 59% do esperado, segundo dados combinados de estações meteorológicas e satélite do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos.

LEIA TAMBÉM: ► Vila Kennedy: Confronto entre PMs e suspeitos deixa dois feridos

Porém, caso a previsão pluviométrica para esta terça-feira se confirme, o Rio somará 58 mm em volume de chuvas, chegando aos 71% da média histórica de maio.

+ MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI

Portal de Notícias Folha do Leste faz campanha pelo Rio Grande do Sul

Itaipu-Itaipuaçu: Caminhão causa grave acidente na RJ-102, a estrada da Serrinha

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *