Rio de Janeiro - Capital

Previsão do tempo indica instabilidade no clima no Rio

Rio pode enfrentar chuvas isoladas nesta semana, prevê Alerta Rio

Previsão do tempo indica instabilidade no clima no Rio

Na noite de segunda-feira (28), uma chuva intensa atingiu diversos bairros do Rio de Janeiro e da Região Metropolitana, causando alagamentos e transtornos.

O temporal afetou principalmente a Zona Norte, em bairros como Tijuca, Bento Ribeiro, Piedade e Rocha Miranda, além de áreas da Zona Oeste, como Realengo. Municípios vizinhos, incluindo Itaboraí, São Gonçalo e Nova Iguaçu, também foram impactados pela tempestade.

Alerta de chuvas intensas

Meteorologistas já haviam alertado para a possibilidade de pancadas de chuva intensas, acompanhadas de raios e rajadas de vento moderadas a fortes.

Às 22h30, o Alerta Rio informou que os núcleos de chuva que atuavam na cidade se deslocaram para a região das Baixadas Litorâneas.

Com isso, a expectativa era de redução gradual dos acumulados de chuva para o fim da noite, com apenas nuvens baixas sobre a cidade e previsão de chuva fraca a moderada, pontual.

Impacto em eventos e deslocamentos

Fãs da cantora Lady Gaga, que aguardavam a artista na calçada do Copacabana Palace, precisaram se abrigar em locais cobertos e usar capas de chuva.

Acumulados de chuva registrados

Segundo o Alerta Rio, entre 20h45 e 21h, foi registrado volume de chuva forte nas seguintes estações: Piedade (8,8 mm), Tijuca/Muda (8,4 mm), Estrada Grajaú-Jacarepaguá (8,4 mm), Grande Méier (7,2 mm) e Tijuca (7,0 mm).

+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI

Já das 21h45 às 22h, o registro foi de chuva moderada nas estações Ilha do Governador (5,0 mm), Anchieta (2,6 mm), Alto da Boa Vista (2,2 mm), Rocinha (2,2 mm), Saúde (1,6 mm), Irajá (1,4 mm), Madureira (1,4 mm), Jardim Botânico (1,4 mm) e Penha (1,4 mm).

No mesmo período, a chuva foi fraca nas estações Vidigal, São Cristóvão, Estrada Grajaú-Jacarepaguá, Tijuca, Piedade, Jacarepaguá/Tanque, Santa Teresa, Copacabana, Grajaú, Grande Méier, Tijuca/Muda, Urca, Laranjeiras, Santa Cruz, Jacarepaguá/Cidade de Deus, Guaratiba, Barra/Barrinha, Sepetiba e Recreio dos Bandeirantes.

Bolsões d’água identificados

Foram identificados bolsões d’água nos seguintes locais:

  • Rua Netuno, altura da Rua Mercúrio, na Pavuna

  • Rua Mercúrio, na altura da Rua Gomes de Campos, na Pavuna

  • Estrada do Rio Jequiá, na altura da Rua Monjolos, no Cacuia, Ilha do Governador

  • Rua Eduardo Nadruz, na altura da Rua Luiz Antônio Kimaid, na Portuguesa, Ilha do Governador

  • Rua Vinícius de Moraes, na altura da Avenida Epitácio Pessoa, em Ipanema

Previsão para os próximos dias

Nesta terça-feira (29), em função do deslocamento de uma frente fria no oceano e o posterior transporte de umidade, o tempo segue instável no Rio. Durante a madrugada, há possibilidade de pancadas de chuva isoladas.

A partir do período da manhã, a chuva deve ser fraca a moderada isolada. Os ventos estarão moderados e as temperaturas devem variar entre 27°C e 19°C.

Para quarta-feira (30), o tempo na cidade será influenciado por ventos úmidos, deixando o céu com nebulosidade variada ao longo do período. Não há previsão de chuva. Os ventos estarão fracos a moderados.

Na quinta e sexta-feira (1º e 2), a previsão é de redução de nebulosidade e não há previsão de chuva. Os ventos estarão fracos a moderados.

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *