Previsão do tempo em Niterói e região: alerta duplo de tempestade e queda de grazino
direto ao ponto: Alertas Ativos
- •Tempestade: Aviso prevê queda de granizo e ventos de até 60 km/h até as 10h.
- •Chuvas Intensas: Alerta de até 50 mm/dia permanece válido até as 23h59 de hoje.
- •Monitoramento: Niterói permanece em Estágio de Vigilância, nível mantido desde o dia 26/01.
DA REDAÇÃO, às 3h13 — Niterói e demais cidades do Leste Fluminense amanhecem em estado de alerta nesta quarta-feira, 28/01, por conta da previsão do tempo e dos avisos no Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Isso porque dois avisos alarmantes, com vigências diferentes, causam preocupação nas defesas civis locais.
O primeiro comunicado, classificado como Tempestade (Perigo Potencial), iniciou-se ontem e tem validade até as 10h00 de hoje. Neste período, o INMET aponta risco de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos de 40 a 60 km/h e possibilidade de queda de granizo.
Simultaneamente, um segundo aviso para Chuvas Intensas entrou em vigor à meia-noite e segue ativo até às 23h59 desta quarta. Este alerta mantém a previsão de acumulados de até 50 mm/dia e ventos fortes, estendendo a instabilidade por todo o dia.
Estágio de Vigilância em Niterói
Diferente de alertas de maior gravidade, a cidade de Niterói permanece oficialmente em Estágio de Vigilância desde o último dia 26 de janeiro. Esse estágio é o primeiro nível em uma escala de cinco e significa que as equipes municipais monitoram as condições meteorológicas, pois há previsão de chuva moderada a forte para as próximas horas.
Consequentemente, a temperatura na cidade deve variar entre a mínima de 23°C e a máxima de 29°C. A umidade relativa do ar permanece elevada, oscilando entre 75% e 95%, fator que contribui para a formação das áreas de instabilidade. Para o dia de hoje, o nascer do sol foi registrado às 05h28 e o pôr do sol ocorrerá às 18h42.
Abrangência e Riscos Potenciais
Os avisos do INMET cobrem uma vasta área que inclui o Leste Fluminense, assim como a capital, Rio de Janeiro. Nesse ínterim, o risco se estende às regiões Serrana, Sul, Norte e Noroeste Fluminense. Entretanto, órgão diz que há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e alagamentos. Mesmo assim, recomenda-se cautela, em função dos ventos.
As instruções oficiais do instituto para a população incluem evitar o abrigo sob árvores durante rajadas de vento, devido ao leve risco de queda e descargas elétricas. Além disso, recomenda-se não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, bem como evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Árvores não são um bom lugar para abrigo durante chuvas
Em qualquer situação de emergência, a orientação é buscar auxílio junto à Defesa Civil, pelo telefone 199. O Corpo de Bombeiros, também está atento pelo número 193.










