
Foto: Divulgação
Após o temporal que atingiu a cidade do Rio de Janeiro, provocando alagamentos e transtornos, a previsão indica que a chuva e o calor persistirão nos próximos dias. Segundo o Centro de Operações Rio, o tempo continuará instável até a próxima segunda-feira.
De acordo com o Alerta Rio, a formação de um sistema de baixa pressão sobre o oceano manterá o tempo incerto nesta sexta-feira. O céu ficará parcialmente nublado, com possibilidade de pancadas isoladas de chuva a partir da tarde.
No sábado, a instabilidade continuará, com previsão de pancadas moderadas a fortes e um volume de chuva que poderá ultrapassar 25 mm/h em pelo menos um ponto da cidade. As temperaturas devem variar entre 21°C e 33°C.
No domingo, a instabilidade persiste e os termômetros podem chegar a registrar 34°C. Já na segunda e terça-feira, a nebulosidade diminuirá e não há previsão de chuva. As temperaturas ficarão mais altas, alcançando a máxima de 39°C na terça-feira.
“Leia mais notícias sobre Rio de Janeiro aqui”
O Centro de Operações Rio detalhou os níveis de chuva considerados fracos, moderados, fortes ou muito fortes. Chuva fraca é considerada até 0,5 mm/h, chuva moderada é entre 0,5 e 25 mm/h, chuva forte é de 25,1 a 50 mm/h e chuva muito forte é acima de 50 mm/h.
Além dos transtornos causados pela chuva, a cidade do Rio de Janeiro bateu recordes de temperatura este ano. Na última quinta-feira, registrou-se a maior temperatura do ano, 40,1°C em Irajá, na Zona Norte, e a maior sensação térmica do ano, 53,4°C em Guaratiba, na Zona Oeste.
Durante as chuvas, um vídeo de um jovem surfando em uma rua alagada de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, circulou nas redes sociais. O transbordamento de um valão devido ao temporal contribuiu para a inundação.
Além da capital, moradores de Nova Iguaçu, Itaguaí, Nilópolis e São Gonçalo relataram estragos causados pela chuva. Diversos bairros também ficaram sem energia.