O Instituto de Previdência e Assistência do Município do Rio de Janeiro (Previ-Rio) lançou recentemente o edital de seleção e credenciamento de empresas que desejam fazer parte do Plano de Saúde do Servidor Municipal (PSSM). As empresas interessadas devem oferecer planos de assistência médica do tipo coletivo para os servidores estatutários da Prefeitura do Rio, seus dependentes e pensionistas, além dos ocupantes de cargos em comissão do Poder Executivo e de demais instituições públicas.
A sessão pública para análise de propostas e documentação será realiza no dia 21 deste mês e os requisitos para participação devem estar devidamente especificados no edital, disponível na plataforma do Previ-Rio e na página da Prefeitura do Rio. Entre outras exigências, as empresas devem ter cadastrados um mínimo de 20 mil beneficiários e garantir atendimento em todas as 12 regiões da Região Metropolitana do Rio de Janeiro e Grande Rio descritas no documento.
Atualmente, a cobertura assistencial ambulatorial, hospitalar e odontológica oferecida pelo PSSM é feita pelas empresas Assim Saúde e Notre Dame Intermédica. Entretanto, seus contratos se encerram em 31 de julho e a intenção do credenciamento é manter a qualidade dos serviços e oferecer novas soluções aos servidores públicos municipais.
Os contratos com as novas operadoras credenciadas terão vigência de dois anos, a partir do próximo dia 1º de agosto, e a proposta é continuar oferecendo um plano de referência com uma ampla rede de atendimento, consultas médicas ilimitadas em clínicas básicas e especializadas, exames complementares, serviços de apoio diagnóstico e tratamentos ambulatoriais, além da cobertura de internações hospitalares. O custo deste plano é de 2% da remuneração de cada servidor, acrescido de um fixo por dependente. A Prefeitura contribui com mais 3% do orçamento, gerido pelo Fundo de Assistência à Saúde do Servidor, também do Previ-Rio. As operadoras também podem oferecer planos superiores, mas a diferença de preços ficará a cargo do servidor que optar pelo plano.
Após a homologação das novas operadoras, os servidores terão um prazo para livre adesão aos novos planos do PSSM. O objetivo é continuar oferecendo serviços de qualidade e ampliar as opções de atendimento aos servidores públicos municipais e seus dependentes. As informações sobre novas adesões serão divulgadas brevemente pelo Previ-Rio.