

Após ser empossado como vice presidente Aesbe na qualidade de presidente da Cedae, Aguinaldo Ballon, destaca como desafio a universalização do saneamento no Brasil | Divulgação/Cedae
O diretor-presidente da Cedae, Aguinaldo Ballon, tomou posse como vice-presidente regional Sudeste da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) nesta quarta-feira (27), em Brasília, durante a 5ª Assembleia Geral Extraordinária da entidade.
Em discurso, Ballon destacou o desafio da universalização do saneamento no Brasil e defendeu a modernização da governança da Aesbe, com representação plural para refletir as diferentes realidades regionais.
“A dificuldade de universalização é, em parte, em razão das estruturas que a gente carrega do passado. Nosso objetivo é apoiar as empresas para que possam enfrentar seus desafios internos e oferecer à população serviços de saneamento cada vez mais eficientes e de qualidade”, afirmou.
Pautas estratégicas
O encontro reuniu presidentes de companhias estaduais de todo o país e discutiu três frentes principais:
-
COP30 Saneamento — com preparação para posicionar o setor em debates globais;
-
Nova legislação de licenciamento ambiental — apresentada pela Câmara Técnica de Gestão Ambiental (CTGA);
-
Impactos da Reforma Tributária sobre imunidade fiscal e documentos eletrônicos — analisados pelas Câmaras Técnicas de Contabilidade e Finanças (CTCF) e Comercial (CTC).
Nova diretoria
Além de Ballon, também tomaram posse:
-
Munir Abud (presidente nacional da Aesbe);
-
Marcos Aurélio de Freitas (vice-presidente nacional);
-
Cleverson Brandão (Norte);
-
Neuri de Freitas (Nordeste I);
-
Gildeone Almeida (Nordeste II);
-
Ricardo Soavinski (Centro-Oeste);
-
Wilson Bley (Sul).
A gestão comandará a entidade até 2027.