Estado do Rio de Janeiro

Presidente da Alerj recebe Medalha do Mérito da Justiça Eleitoral

Rodrigo Bacellar, presidente do Legislativo fluminense, recebe comenda do TRE/RJ | Créditos: Divulgação

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) realizou, nesta sexta-feira (1º), a solenidade de outorga da Medalha do Mérito da Justiça Eleitoral do Estado do Rio de Janeiro.

O presidente do TRE-RJ, desembargador João Ziraldo Maia, entregou a comenda a 14 autoridades e personalidades, ao lado do vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira.

Entre os homenageados, destaque para o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado Rodrigo Bacellar (PL).

“Hoje, ao receber a Medalha do Mérito Eleitoral, fica a reflexão sobre a importância do diálogo e do respeito entre as instituições, que estão acima das pessoas e dos cargos. Meu agradecimento especial aos membros da Corte do Tribunal Regional Eleitoral e seguimos de portas abertas para o diálogo permanente entre as instituições”, declarou Bacellar.

Além de Bacellar, também receberam a honraria:
  • Vice-almirante Renato Garcia Arruda, comandante do Primeiro Distrito Naval;
  • Major-brigadeiro do ar José Madureira Junior, comandante do Terceiro Comando Aéreo Regional;
  • Capitão-de-Mar-e-Guerra Cláudio da Costa Reis de Sousa Freitas;
  • General de Brigada Ernesto de Lima Gil;
  • Procurador-geral de Justiça Luciano Mattos;
  • Desembargador César Marques Carvalho, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT1);
  • Desembargador Roberto Maynard Frank, presidente do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel) e do TRE-BA;
  • Desembargadores Elton Martinez Carvalho Leme e Cláudio Luis Braga dell’Orto, ex-presidentes do TRE-RJ;
  • Juíza Eunice Haddad, presidente da Associação de Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj);
  • Luciano Bandeira, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rio de Janeiro (OAB-RJ);
  • Lisia Baganha, secretária da Vice-Presidência e Corregedoria Regional Eleitoral, do TRE-RJ;
  • Paulo Roberto Monnerat, chefe da Seção de Processamento de Eleições, do TRE-RJ.

A cerimônia contou com a presença de autoridades do Judiciário fluminense, como o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Ricardo Cardozo; a procuradora regional eleitoral Neide Cardoso; a defensora pública do estado do Rio de Janeiro Alessandra Bentes Teixeira Vivas; o desembargador Fábio Uchôa Montenegro; a advogada Ana Tereza Basílio; e o deputado estadual André Corrêa.

“A ideia da medalha é homenagear personalidades que tenham prestado relevantes serviços à Justiça Eleitoral ou à cultura jurídica”, explicou o presidente do TRE-RJ, durante a cerimônia realizada no Plenário Desembargador Estenio Cantarino Cardozo (Órgão Especial), do TJRJ.

Presidente do TRE-RJ de dezembro de 2021 a março de 2023, o desembargador Elton Leme discursou em nome dos homenageados. “Esta comenda nos diferencia como servidores de nossa nação em prol da democracia e de um país forte. Todos os agraciados foram relevantes para o sucesso da eleição de 2022”, declarou o magistrado, que esteve à frente da Justiça Eleitoral fluminense no último pleito.

A medalha

Criada em junho de 1997, por meio da Resolução TRE-RJ 462/1997, a Medalha do Mérito Eleitoral do Estado do Rio de Janeiro tem por objetivo homenagear personalidades que tenham prestado relevantes serviços à Justiça Eleitoral ou à cultura jurídica eleitoral.

“Este ano, optamos por focar naqueles que efetivamente se dedicam para que a Justiça Eleitoral cumpra seu trabalho, para aqueles que fazem com que a vontade do eleitor se concretize”, completou o desembargador João Ziraldo Maia.

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *