Leste FluminenseNiterói

Prefeitura de Niterói lança o maior edital do ano para atividades culturais

Nesta quarta-feira (14), a Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal das Culturas (SMC), lançou a chamada pública “Fomentão 2023”, com o objetivo de impulsionar as atividades artísticas da cidade. O edital, que é financiado com R$ 2,5 milhões, faz parte do programa “Cultura é um Direito”, que tem como foco principal a garantia dos direitos culturais da população.

De acordo com o prefeito Axel Grael, o investimento do município no “Fomentão” se junta a outras iniciativas que visam o desenvolvimento da cultura na cidade, assim como de outros setores. Segundo ele, o planejamento prevê investimentos em todas as regiões de Niterói.

A secretária das Culturas, Júlia Pacheco, ressaltou a grande importância do edital para os artistas locais, destacando a sua relevância na cena cultural da cidade. O “Fomentão” é voltado para propostas culturais realizadas por artistas, grupos, coletivos ou instituições culturais que possuam CNPJ, incluindo MEI.

O edital está dividido em seis eixos, que incluem: montagem e realização de espetáculos, shows ou exposições; circulação de espetáculos, shows ou exposições; manutenção de grupos, coletivos ou companhias; produtos artísticos ou culturais; residências artísticas; e mostras e festivais.

As propostas enviadas podem englobar uma grande variedade de expressões e linguagens, como shows, concertos, clipes, espetáculos de teatro, dança, circo, obras audiovisuais, produções literárias, leituras dramatizadas, oficinas de diferentes expressões artísticas, como acervos, arquivos, arte e cultura urbana, arte pública, artes digitais, artes integradas, artes visuais, artesanato, audiovisual, biblioteca, capoeira, Carnaval, cinema, entre outros.

O “Fomentão” oferece pontuação adicional para grupos majoritariamente formados por mulheres; pessoas negras; travestis ou transexuais; pessoas com deficiência ou que sejam realizados nas Zonas de Interesse Especiais.

Alguns artistas e produtores culturais já planejam aproveitar a oportunidade, como a fotógrafa Rena Xavier, que pretende usar o edital para viabilizar a realização da sua exposição em outros pontos da cidade e o professor de dança de salão Gustavo Loivos, que deseja inscrever o seu projeto itinerante para financiamento via “Fomentão”, com a intenção de levar o Baile de dança de salão que promove para uma comunidade.

O “Fomentão” é a mais recente iniciativa da Prefeitura de Niterói em prol da cultura local, destacando a importância da valorização das atividades artísticas para a economia criativa da cidade.

 

As inscrições  ficam abertas de 15  de junho a 31 de julho de 2023. Para acessar o edital e realizar a inscrição, basta acessar o site culturaeumdireito.niteroi.rj.gov.br

No próximo dia 21 será o lançamento do edital de fomento indireto, através de incentivo fiscal, que vai disponibilizar R$ 3 milhões para projetos culturais.

O principal objetivo das propostas é reconhecer, fomentar, valorizar a diversidade, pluralidade e a singularidade das produções artísticas da cidade.

 

CURTA E SIGA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK CLICANDO AQUI
CURTA E SIGA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM CLICANDO AQUI

Você também pode gostar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *