O prefeito Johnny Maycon decretou estado de emergência em Nova Friburgo neste sábado (23) devido ao alto risco hidrológico e geológico. A medida foi tomada após fortes chuvas atingirem o município, causando inundações, deslizamentos de terra e deixando famílias desabrigadas.
O risco hidrológico é especialmente alto no distrito de Campo do Coelho, onde várias famílias precisaram deixar suas casas e buscar abrigo em pontos de apoio. Assim, as equipes da Defesa Civil e da Prefeitura estão no local prestando assistência aos desalojados e desabrigados.
► Leia mais notícias sobre o Estado do Rio aqui
Dessa forma, o estado de emergência permite que Nova Friburgo tenha acesso a recursos financeiros, materiais, logísticos e de pessoal dos Governos Estadual e Federal. Contudo, a medida também permite a dispensa de licitação para a compra de bens e serviços necessários para a resposta à situação de emergência.
Sendo assim, apesar do estado de emergência, as autoridades garantem que a situação está sob controle. Assim, todas as intervenções emergenciais foram realizadas e as equipes continuam monitorando a situação e prestando assistência à população.
► Leia mais notícias sobre o Estado do Rio aqui
Enfim, a Prefeitura orienta que a população permaneça atenta aos alertas da Defesa Civil e ligue para o telefone 199 em caso de emergência. Assim, as equipes estão de prontidão para atender eventuais ocorrências.
As famílias que foram desalojadas em decorrência da chuva podem procurar abrigo nos seguintes pontos:
- CRAS Campo do Coelho: Av. Antônio Mário de Azevedo, em frente à escola estadual. Funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
- CRAS Centro: Rua Mac Níven, 04 – Centro.
- CRAS Conselheiro Paulino: Rua Lafayette Bravo, 58, rua do supermercado Tio Dongo.
- CRAS Olaria: Av. José Pires Barroso, s/n, Via Expressa – parque de eventos – Olaria.