
Helicóptero pousa na Avenida Brasil para salvar paciente com fígado doado | Reprodução/TV Globo
Um pouso emergencial de helicóptero na Avenida Brasil garantiu a chegada de um fígado para transplante na manhã desta sexta-feira (18), no Rio de Janeiro.
A aeronave da Secretaria Estadual de Saúde precisou descer na altura de Jardim América, na Zona Norte, para driblar o congestionamento que ameaçava uma cirurgia urgente.
Tempo era crucial para cirurgia
O fígado e dois rins haviam sido captados no Hospital Pedro II, em Santa Cruz. Por volta das 6h30, o veículo do programa RJ Transplantes ficou preso no trânsito intenso da via expressa.
Com o receptor já no centro cirúrgico do Hospital São Lucas, em Copacabana, o cirurgião alertou o SOAer (Serviço de Transporte Aéreo da SES-RJ).
+ MAIS NOTÍCIAS DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
A equipe então realizou a operação aérea com duração de 25 minutos até a unidade hospitalar na Zona Sul. Segundo a assessoria do hospital, a cirurgia começou a tempo e deve durar entre quatro e seis horas.
Doação de órgãos depende de autorização da família
A doação só ocorre após a confirmação de morte encefálica, quando não há mais atividade cerebral. Para ser doador, é necessário manifestar esse desejo à família, pois apenas os parentes podem autorizar o procedimento no Brasil.
Ainda não há informações sobre o destino dos dois rins captados na mesma operação.