Na madrugada desta terça-feira (1), às 4h (horário de Brasília), Portugal e Estados Unidos se enfrentaram em um jogo decisivo pela terceira rodada do grupo E da Copa do Mundo Feminina. Os EUA, líderes do grupo, precisavam apenas de um empate para garantir a vaga nas oitavas de final, enquanto Portugal buscava uma vitória para se classificar.
A equipe de Portugal, estreando na competição, vem conquistando seu espaço gradualmente entre os grandes times. Com o desenvolvimento do futebol feminino no país, a expectativa era de uma boa campanha na Copa, e isso tem sido alcançado pelas jogadoras.
“Leia mais notícias sobre Esportes Aqui”
Após uma derrota esperada contra a Holanda na primeira rodada, Portugal conquistou sua primeira vitória em Mundiais ao derrotar o Vietnã, o que colocou a Seleção das Quinas com chances reais de avançar para o mata-mata. Para garantir a classificação, era necessário vencer os EUA. Um empate colocaria a equipe portuguesa dependente de uma derrota da Holanda para o Vietnã e dos critérios de desempate. Já uma derrota eliminaria as chances de avanço às oitavas.
Por sua vez, a seleção dos Estados Unidos entrou em campo buscando confirmar seu favoritismo nesta Copa do Mundo. Como bicampeãs mundiais, as americanas ainda mostram sua força mesmo com um time um pouco mais envelhecido. Na estreia, venceram com facilidade o Vietnã por 3 a 0. No segundo jogo, porém, o empate inesperado contra a Holanda deixou a disputa pelo primeiro lugar da chave mais acirrada. Uma vitória ou um empate garantiriam os EUA no mata-mata, enquanto uma derrota para Portugal obrigaria as holandesas a perderem para o Vietnã, mantendo as chances de classificação às oitavas.
O resultado deste importante confronto entre Portugal e Estados Unidos definirá os rumos do grupo E da Copa do Mundo Feminina e as equipes irão em busca da vitória para alcançar seus objetivos.
FICHA TÉCNICA:
Portugal x Estados Unidos
Data e horário: terça-feira, 1 de agosto de 2023, às 4h (de Brasília)
Local: Eden Park, em Auckland (NZE)
Onde assistir: SporTV, Fifa+ e CazéTV
Arbitragem: Rebecca Welsh (árbitra); Natalie Aspinall e Anita Vad (auxiliares); Anahi Fernández (quarta árbitra)
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
PORTUGAL: Patrícia Morais; Ana Borges, Carole Costa e Ana Seiça; Lúcia Alves, Andreia Jacinto, Tatiana Pinto e Joana Marchão; Kika Nazareth, Jéssica Silva, Telma Encarnação e Técnico: Francisco Neto.
ESTADOS UNIDOS: Alyssa Naeher; Emily Fox, Julie Ertz, Naomi Girma e Crystal Dunn; Andi Sullivan, Savannah DeMelo e Lindsey Horan; Trinity Rodman, Sophia Smith, Alex Morgan e Técnico: Vlatko Andonovski.