Na última quinta-feira (22), policiais civis da 27ª Delegacia de Polícia (Vicente de Carvalho) realizaram uma prisão em flagrante que desarticulou uma quadrilha envolvida em golpes contra aposentados e pensionistas. Três mulheres foram detidas dentro de um local compartilhado de trabalho, situado no bairro de Irajá, Zona Norte do Rio de Janeiro, no exato momento em que estavam prestes a realizar mais uma fraude.
As investigações revelaram que o grupo operava uma central de empréstimos falsa, oferecendo empréstimos consignados e portabilidade de empréstimos fraudulentos para suas vítimas. No local da prisão, os policiais encontraram diversos computadores utilizados para perpetrar os golpes, além de um manual com mensagens padrão, que eram empregadas para ludibriar os clientes em larga escala.
Durante a ação policial, uma das mulheres confessou estar ciente do crime, porém, em uma tentativa de obstruir a investigação, tentou se desfazer de um celular, jogando-o pela descarga. Os agentes, no entanto, conseguiram recuperar o aparelho e o apreenderam como prova do delito.
As acusadas foram conduzidas à delegacia para prestar esclarecimentos, enquanto as investigações sobre o esquema de estelionato continuam em andamento. A possível participação de outras pessoas no grupo criminoso também está sendo apurada pelas autoridades competentes.