Em coletiva realizada neste domingo (06), o Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ) apresentou um balanço sobre o andamento do dia de eleições municipais. Ao todo, foram registradas 194 ocorrências policiais com prisões e apreensões, além da substituição de 319 urnas, representando apenas 0,72% das zonas eleitorais. O presidente do TRE-RJ, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, classificou o processo como “tranquilo”.
+ LEIA TAMBÉM: ►Eduardo Paes é reeleito com 60,34% dos votos
+ LEIA TAMBÉM: ►Niterói: Confira os 21 vereadores eleitos neste domingo para a Câmara Municipal
O desembargador destacou que os eleitores do estado conseguiram votar com tranquilidade, sem grandes imprevistos.
“Todo o estado se comportou de maneira exemplar. Apesar de algumas trocas de urnas e registros de ocorrências, tudo foi conduzido dentro da normalidade”, afirmou Figueira.
Com 13 milhões de eleitores distribuídos por 17.365 candidatos, a operação envolveu 29 partidos, sendo considerada um sucesso pelas autoridades.
Entre as 194 ocorrências registradas, 63 ficaram sob a responsabilidade da Polícia Federal, enquanto as outras 131 foram geridas pela Polícia Civil. O coordenador de Inteligência e Segurança Institucional do TRE, coronel Claudio Eduardo Lopes de Oliveira, ressaltou que a maioria dos casos era de baixa complexidade e menor gravidade. As 319 urnas substituídas durante o processo eleitoral representaram um número mínimo diante da magnitude da operação.
+ MAIS NOTÍCIAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO? CLIQUE AQUI
No encerramento da coletiva, o desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira agradeceu às diversas instituições envolvidas na realização das eleições, como Polícia Civil, Polícia Militar, Exército, Marinha, Aeronáutica, Guarda Municipal e Polícia Federal.
“Todas as forças atuaram de forma exemplar para garantir um pleito tranquilo”, destacou.
Ele também reconheceu o empenho do corpo de servidores do TRE-RJ, que, segundo ele, foram essenciais para o sucesso da organização do evento.
+ LEIA TAMBÉM: ►Previsão do Tempo: Calor no Rio seguirá até o meio da semana
Além do presidente do TRE-RJ, participaram da coletiva a diretora-geral do TRE, Eline Iris Rabello Garcia da Silva; o juiz responsável pela Fiscalização da Propaganda Eleitoral no município, Carlos Eduardo Carvalho de Figueiredo, e o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-RJ, Michel Marchetti Kovacs.